Thumbnail

Apesar do prédio no InovaUSP já estar preparado para receber o centro de pesquisas, as atividades estão sendo realizadas virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus.

Tecnologia

IBM inaugura centro de pesquisa em inteligência artificial dentro da USP

Mariana Ceccon, especial parao GazzConecta
14/10/2020 11:00
Com um orçamento para pesquisa de aproximadamente US$ 2 milhões por ano, a IBM inaugurou nesta terça-feira (13) o mais novo centro brasileiro de pesquisas em inteligência artificial (IA), dentro da Universidade de São Paulo (USP). O projeto também conta com financiamento conjunto do governo estadual, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da própria universidade.
A intenção é que o C4AI, abreviatura simplificada do centro, inicie o trabalho em cinco principais frentes: estudo dos ciclos produtivos do agronegócio e a sustentabilidade, criação de uma inteligência de pesquisa da costa marítima brasileira (Blue Amazônia Brain), desenvolvimento de novos méotodos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas que sofrem AVCs, aplicação de IA a políticas públicas de países emergentes e, por fim, a criação de bancos de dados e treinamentos de sistemas de diálogo em português.
"Dezenas de pesquisadores reuniram-se em encontros de design thinking, acompanhados pela IBM, para discutirmos quais são grandes desafios e problemas práticos que a inteligência artificial pode ajudar a desenvolver de modo significativo. Estes eixos de trabalho definidos representam áreas onde a pesquisa brasileira pode fazer a diferença e liderar mundialmente", explicou Fábio Cozman, diretor do C4AI, durante a coletiva de imprensa para apresentação do projeto.
O C4AI conta com dez pesquisadores líderes à frente dos trabalhos. O Centro contará também com uma segunda unidade para capacitar estudantes e profissionais. Este local será instalado no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), no campus da USP em São Carlos.
"A IBM entra nesta parceria porque acredita no potencial dos pesquisadores brasileiros, que são destaque na América Latina. A inteligência artificial é uma área chave para nós e por isso é natural o investimento neste ecossistema de pesquisa, para que ele seja fortalecido como um todo", comenta o pesquisador de IBM Research e agora vice-diretor do C4AI, Cláudio Pinhanez.
No fim do mês passado, a multinacional publicou globalmente sua lista 5 in 5 , uma compilação de áreas as quais a IBM aposta que a inteligência artificial ajudará a alavancar exponencialmente, nos próximos cinco anos. A lista focou especialmente em design de materiais que promoverão a boa saúde e energia limpa, bem como o fortalecimento da sustentabilidade, combate a ação climática e produção agrícola responsável.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão