Thumbnail

IBM 5 in 5

IBM lista 5 tecnologias capazes de mudar o mundo que serão criadas nos próximos 5 anos

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
25/09/2020 17:56
Cinco tecnologias e novos materiais que deverão ser desenvolvidos nos próximos cinco anos e serão capazes de mudar a sociedade e a forma como fazemos negócios foram apontados, nesta semana, pela IBM. A lista IBM 5 in 5 deste ano focou especialmente em design de materiais que promoverão a boa saúde e energia limpa, bem como o fortalecimento da sustentabilidade, combate a ação climática e produção responsável — alinhados com os apelos da Organização das Nações Unidas em prol de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O anúncio foi feito no blog oficial da IBM pelo diretor do laboratório de pesquisas europeu e africano da multinacional, Alessandro Curioni, e a vice-presidente da IBM Impact Science, Kathryn Guarini.
O papel da IBM neste ciclo é criar soluções em computação e inteligência artificial (IA) de modo a acelerar combinações químicas e novas descobertas, preenchendo com a tecnologia algumas lacunas do conhecimento humano.
De acordo com os diretores da companhia, o processo de descobrimento de novos materiais leva em média uma década e tem um custo que gira entre US$ 10 milhões e US$ 100 milhões. Neste cenário, a missão da IBM seria cortar 90% dos custos de novas descobertas e reduzir pela metade o tempo de pesquisa através da computação.
"Primeiro, a IA consolidará todo o conhecimento da humanidade em um tópico específico. Então, os supercomputadores e, por fim, as simulações quânticas preencherão lacunas de conhecimento. Usando dados do passado capturados pela IA, criaremos modelos para gerar hipóteses sobre os novos materiais necessários para enfrentar esse desafios. Por fim, automatizaremos a fabricação e o teste desses materiais com a ajuda de tecnologias em nuvem", explicam os diretores da IBM.
Para Curioni e Guarini, este processo turbinará o progresso da ciência, fazendo com que novas descobertas sejam feitas não só apenas através da "coincidência, sorte e acaso, e partindo para uma condição de confiança calculada".

Acertos prévios da 5 in 5

Como exemplos de avanços premeditados pela companhia nos últimos anos, a IBM lembra da lista 5 in 5 do ano passado, na qual tecnologias capazes de reciclar o plástico de forma mais eficiente foram um dos itens citados.
Na ocasião, a companhia anunciou seu envolvimento no projeto VolCat, um catalisador orgânico com poder de "digerir" plástico em transformá-lo em um pó branco, que pode ser reutilizado na produção PET de forma mais eficiente do que a reciclagem comum. Atualmente, a IBM está buscando parceiros industriais para projetar e operar uma planta piloto baseada no processo VolCat, para provar a viabilidade econômica do projeto.
Conheça as cinco tecnologias listadas pela IBM em 2020:

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão