Thumbnail

Artigo “Paraná: articulação em questões legislativas para um Estado inovador” vence prêmio de melhor caso prático no XIX Triple Helix Conference

Tríplice Hélice

Lei de Inovação do Paraná vence prêmio por fomento à tecnologia

Guilherme Haas, especial para o GazzConecta
22/06/2021 20:15
A Lei de Inovação do Paraná (nº 20.541/2021), articulada entre o Estado, universidades e iniciativa privada, rendeu um prêmio internacional, concedido na última sexta-feira (18), na categoria Best Practical Case (melhor caso prático) do XIX Triple Helix Conference, evento promovido pela Universidade de São Paulo e organizado pela Triple Helix Association.
A premiação tem como foco iniciativas voltadas à aplicação da teoria da tríplice hélice, que defende o engajamento entre governo, universidades e iniciativa privada para o desenvolvimento econômico e de conhecimento. O artigo premiado tem o título “Paraná: articulação em questões legislativas para um Estado inovador”, elaborado pelas advogadas e pesquisadoras Cláudia Crisostimo, Erika Juliana Dmitruk, João Guilherme Duda e Kennedy Machado.
O trabalho apresenta como essas três partes do ecossistema de inovação trabalharam juntas para a construção da lei, sancionada em abril pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e atualmente em fase de regulamentação. Dmitruk, pesquisadora, professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, explica o trabalho:
“Nosso artigo trabalhou como essa ideia de tríplice hélice foi incorporada à lei paranaense. Esse é um case em que participaram atores que representam vários setores produtivos da sociedade. Construiu-se uma proposta que ficou em consulta pública, recebeu contribuições da sociedade em geral e depois foi analisada por setores distintos, votada e aprovada”.
O trabalho paranaense era o único brasileiro finalista na categoria. Junto com ele, concorriam artigos do México (sobre um case de mudanças no ecossistema de inovação do país durante a pandemia) e da Alemanha (com um projeto de financiamento do governo que incentiva a tecnologia na agricultura sustentável).

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão