Thumbnail

Brasileiros temem revelar desemprego e saírem em desvantagem na concorrência por novas vagas.

Levantamento

LinkedIn: metade dos brasileiros já mentiu sobre estar desempregado

GazzConecta
20/05/2021 16:00
Um levantamento do LinkedIn mostra que quase metade dos brasileiros (45%) já mentiu ou escondeu o fato de estar desempregado para alguma pessoa próxima. Deste total, 55% dizem ter mentido por vergonha e 27%, acreditando que isso diminuiria suas chances de conseguir um novo emprego.
Apesar desse cenário, 7 em cada 10 concordam que, como consequência dos desafios que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho, há menos estigma negativo associado ao desemprego atualmente.
O estudo, realizado com 2 mil profissionais desempregados no Brasil entre outubro e novembro de 2020, mostra ainda que 49% se sentem em desvantagem em relação a outros candidatos na hora se candidatar a uma vaga.
“Temos uma forte cultura no Brasil em que o desemprego é, muitas vezes, considerado como uma consequência do desempenho do profissional e não devido à falta de oportunidades do mercado. Por isso, muitos tendem a esconder este fato com receio de não conseguirem se recolocar" afirma Ana Claudia Plihal, executiva de soluções de talentos para o LinkedIn.

Impacto psicológico

Quando perguntados sobre sua situação atual de busca de emprego, 36% dos entrevistados afirmam estarem estressados e preocupados por não encontrarem algo novo, 30% estão confusos por não terem retorno das empresas para as quais mandaram candidaturas e 17% se sentem derrotados por terem sido rejeitados nesses processos.
Além disso, quase metade (48%) do total já deixou de se candidatar em até 5 oportunidades de emprego que desejavam porque sentiram que não tinham as habilidades necessárias.
Durante este período de desemprego, 41% afirmaram ter feito cursos gratuitos para aumentarem seus conhecimentos, 38% disseram estar trabalhando informalmente e 29% passaram a um formato de freelancer ou emprego temporário como alternativa de renda.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão