Thumbnail

Trajetória do Ebanx é uma das oito retratadas no novo livro.

Inovação

Livro conta a história de sucesso de oito startups curitibanas

Aléxia Saraiva
27/02/2020 18:03
Ebanx, MadeiraMadeira, Adam Robo, Contabilizei, GoEpik, Robô Laura, Olist e Smartgreen. Além de todas essas startups serem curitibanas, elas têm em comum uma trajetória de sucesso, cada uma a seu modo. E foi com o intuito de compartilhar o conhecimento adquirido nesse processo que nasceu o livro "Startups e o Ecossistema Empreendedor Curitibano".
Organizado por pelos pesquisadores Fernando Antonio Prado Gimenez, John Jackson Buettgen e Maíra Oliveira Ruggi, a ideia da publicação nasceu dentro da Cátedra Ozires Silva, grupo de estudos de empreendedorismo e inovação sustentáveis da ISAE Escola de Negócios.
"A cátedra é um grupo de organizações e pessoas que procuram entender o empreendedorismo e a inovação e disseminar esse conhecimento o máximo possível. Dentro desse conceito, nós tentamos fazer publicações anuais voltadas à área de empreendedorismo e inovação. No ano passado, voltamos os olhos para o ecossistema em que nós vivemos: por que temos tantas empresas boas em Curitiba?", questiona Buettgen, um dos organizadores do livro.
O objetivo do livro é estratégico: muitas são as publicações que compartilham a história de sucesso de empresas internacionais mas, segundo o pesquisador, ainda é escassa a literatura sobre exemplos brasileiros.
Para escolher as startups retratadas, o critério não foi referente ao tamanho da empresa: cada uma foi selecionada com relação à relevância para a sua área. "Nosso conceito de sucesso não é necessariamente tamanho – temos Ebanx, primeiro unicórnio do sul do país, mas também Adam Robo e Robô Laura, empresas pequenas que, dentro do conceito de empreendedorismo e inovação sustentáveis, se enquadram perfeitamente", reforça Buettgen.
Para além das singularidades de cada caso, o livro também olha para o ecossistema que todas têm em comum, procurando entender como o ambiente curitibano contribui para a prosperidade das empresas.
O livro tem formato de ebook, custa R$ 19,90 e está à venda pela Amazon.
  • Startups e o Ecossistema Empreendedor Curitibano
  • Autores: Fernando Antonio Prado Gimenez, John Jackson Buettgen e Maíra Oliveira Ruggi
  • Preço: R$ 19,90
  • Editora: PUCPRess
  • Onde comprar: neste link

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão