Thumbnail

Mapforest: startup lança plataforma para gestão agroflorestal

Democratizando informações

Mapforest: startup lança plataforma para gestão agroflorestal

GazzConecta
26/04/2022 18:11
O Grupo Index, com seu propósito de gerar inovação para o setor agroflorestal, lança a plataforma MapFOREST 4.0, focada em produtos tecnológicos de consultoria agroflorestal, agregando a tecnologia da informação à geotecnologia.
O foco de atuação da startup está direcionada à gestão de negócios rurais, análises avançadas de geointeligência e otimização de processos de cadeias produtivas. “Nosso desafio é promover o desenvolvimento do setor agroflorestal, gerando inovação para transformar consultorias caras em produtos acessíveis”, explica Rodrigo de Almeida, CEO da MapForest.
A plataforma foi desenvolvida a partir de um algoritmo embrião para estudo de áreas, idealizado por Rodrigo de Almeida ainda em 2016. De lá para cá, o projeto foi aprovado pela Aceleradora Santos Dumont, do Parque Tecnológico Itaipu, e pelo Edital de Tecnologia 4.0 do FINEP em 2021 como solução de tecnologia para o setor agro.
“Hoje, todas as informações do setor, como por exemplo, preço e cotações de commodities agrícolas, custo do frete, mapa das áreas entre tantas outras estão descentralizadas, gerando problemas como dificuldades para encontrar informações, maior tempo de operação, maior custo, entre outros”, explica Almeida.
Para democratizar o acesso e centralizar as informações do setor, foi desenvolvida a plataforma MapFOREST 4.0 como forma de atender pequenos e médios produtores, além de grandes empresas do setor agroflorestal. A plataforma traz mais de 50 funcionalidades, com tabelas, visualização espacial e gráficos customizados, reunindo dados de fontes públicas e privadas. O aplicativo emprega inteligência artificial para calcular estimativa de produtividade e simulações de projeções futuras; faz análises comparativas com dados de mercado de todo o Brasil; e gera mapas e relatórios customizados com detecções realizadas por algoritmos.
“Nosso intuito com essa plataforma é descomplicar com interatividade, agilidade e assertividade diversas atividades, como por exemplo, análise de carbono, monitoramento e gestão ambiental da propriedade, gestão agroflorestal/espacial, gestão de áreas de fomento/arrendamento, transporte e logística, entre outras. Tudo isso com apenas alguns cliques”, ressalta o CEO da MapForest.
O Grupo Index, especializado em soluções estratégicas e sustentáveis com base em estudos de mercado, consultoria florestal e ambiental, tem 50 anos de experiência e é composto pelas empresas Confal, Index Florestal, Index Ambiental e Forest2market do Brasil. A startup MapForest é o mais recente spin-off do grupo, com foco no futuro da indústria florestal na era 4.0.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão