Thumbnail

A máscara inteligente será lançada em setembro no Japão. Estados Unidos e países da Europa já mostraram interesse na compra.

C-mask

Startup japonesa desenvolve máscara inteligente que traduz até oito idiomas

GazzConecta
28/07/2020 17:50
Além de proteger contra a infecção pelo coronavírus, máscaras também podem oferecer facilidades. A startup japonesa Donut Robotics desenvolveu uma máscara inteligente que se conecta via Bluetooth a um aplicativo no celular capaz de traduzir a fala para até oito idiomas, escrever mensagens de texto através de comando de voz e fazer ligações. A C-mask deve ser utilizada em cima de máscaras convencionais para ser eficaz na prevenção contra o vírus.
A tecnologia foi adaptada em um mês a partir do software criado por um dos engenheiros da empresa, Shunsuke Fujibayashi. O projeto inicial permitia interpretar a fala mapeando os músculos do rosto.
A ideia da adaptação surgiu quando a startup precisou reinventar o negócio para superar a crise após fechar um contrato de robôs guias e tradutores com o aeroporto Heneda em Tóquio, que foi inviabilizado com a diminuição da demanda pelo transporte aéreo.
A previsão é que 5 mil máscaras inteligentes estejam no mercado japonês em setembro. Estados Unidos e países europeus já demonstraram interesse na compra da tecnologia, que deve custar cerca de US$ 40 a unidade.
Para produzir a máscara, a startup realizou a venda de ações, arrecadando 28 milhões de ienes, cerca de US$ 260 milhões. A surpresa para Taisuke Ono, diretor executivo da Donut Robotics, foi a velocidade na captação dos recursos.  "Aumentamos nossa meta inicial de 7 milhões de ienes em três minutos e paramos após 37 minutos, quando atingimos 28 milhões de ienes", contou o executivo em entrevista à Reuters.
A startup já oferece tecnologias como o robô Cinnamon, que pode ser utilizado para traduções, consultas médicas remotas, além de servir como câmera de segurança para monitoramento de animais de estimação por exemplo.
"Trabalhamos duro durante anos para desenvolver um robô e usamos essa tecnologia para criar um novo produto que responda a como o coronavírus reformulou a sociedade", disse Taisuke à Reuters. 
Um dos objetivos da startup é gerar receitas também através de um serviço de assinaturas para que os usuários tenham acesso as traduções que o dispositivo permite.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão