i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Melhor Hora Paraná

Para evitar aglomerações, app mostra melhor hora para ir à mercados e farmácias

  • PorGazzConecta
  • 23/07/2020 14:00
O aplicativo está disponível para download em Android, IOS e também através do site www.melhorhora.pr.gov.br.
O aplicativo está disponível para download em Android, IOS e também através do site www.melhorhora.pr.gov.br.| Foto: Divulgação/AEN Paraná

Com a reabertura do comércio no Paraná, para ir até farmácias e supermercados é preciso evitar aglomerações e horários de maior circulação de pessoas. Pensando nisso, o governo do estado desenvolveu a plataforma Melhor Hora: baseado na emissão de notas fiscais, o sistema faz a previsão dos horários de maior fluxo de pessoas em supermercados e farmácias nos 399 municípios paranaenses.

A tecnologia utiliza estatísticas para fazer uma projeção de horários com menor fluxo para frequentar os estabelecimentos. O usuário têm acesso aos índices —  verde e amarelo para fluxo baixo, laranja e vermelho para alto —  relacionando o dia da semana e a hora. A plataforma faz uma média do movimento dos supermercados e farmácias de acordo com a localização do usuário.

A previsão é realizada levando em consideração a semana anterior a da consulta e o número de emissões de notas fiscais. Nas nove maiores cidades do estado, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo e Guarapuava, o usuário pode filtrar ainda por bairros específicos.

A plataforma mostra um panorama do fluxo de pessoas levando em consideração as notas fiscais emitidas na semana anterior. Foto: Reprodução/Melhor Hora Paraná
A plataforma mostra um panorama do fluxo de pessoas levando em consideração as notas fiscais emitidas na semana anterior. Foto: Reprodução/Melhor Hora Paraná

Lançado na última sexta-feira (17), foram realizados mais de 45 mil consultas. A plataforma está disponível pelo site e também para download, para celulares Android e IOS. A iniciativa é das secretarias da Fazenda, Comunicação Social e Cultura do Paraná com tecnologia da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Segundo Leandro Moura, presidente da Celepar, o objetivo é que a tecnologia preste um serviço ao cidadão e ajude a evitar o contágio do coronavírus. “Estamos disponibilizando, por meio da tecnologia, um aplicativo que auxilia o cidadão para fazer suas compras presenciais de uma forma mais segura, evitando momentos de maior aglomeração, com o objetivo de preservar a saúde”, salienta. A expectativa é que sejam incluídos na pesquisa também os mini mercados.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zyss

    ± 0 minutos

    Que lixo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso