Thumbnail

O aplicativo está disponível para download em Android, IOS e também através do site www.melhorhora.pr.gov.br.

Melhor Hora Paraná

Para evitar aglomerações, app mostra melhor hora para ir à mercados e farmácias

GazzConecta
23/07/2020 17:00
Com a reabertura do comércio no Paraná, para ir até farmácias e supermercados é preciso evitar aglomerações e horários de maior circulação de pessoas. Pensando nisso, o governo do estado desenvolveu a plataforma Melhor Hora: baseado na emissão de notas fiscais, o sistema faz a previsão dos horários de maior fluxo de pessoas em supermercados e farmácias nos 399 municípios paranaenses.
A tecnologia utiliza estatísticas para fazer uma projeção de horários com menor fluxo para frequentar os estabelecimentos. O usuário têm acesso aos índices —  verde e amarelo para fluxo baixo, laranja e vermelho para alto —  relacionando o dia da semana e a hora. A plataforma faz uma média do movimento dos supermercados e farmácias de acordo com a localização do usuário.
A previsão é realizada levando em consideração a semana anterior a da consulta e o número de emissões de notas fiscais. Nas nove maiores cidades do estado, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo e Guarapuava, o usuário pode filtrar ainda por bairros específicos.
A plataforma mostra um panorama do fluxo de pessoas levando em consideração as notas fiscais emitidas na semana anterior. Foto: Reprodução/Melhor Hora Paraná
A plataforma mostra um panorama do fluxo de pessoas levando em consideração as notas fiscais emitidas na semana anterior. Foto: Reprodução/Melhor Hora Paraná
Lançado na última sexta-feira (17), foram realizados mais de 45 mil consultas. A plataforma está disponível pelo site e também para download, para celulares Android e IOS. A iniciativa é das secretarias da Fazenda, Comunicação Social e Cultura do Paraná com tecnologia da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
Segundo Leandro Moura, presidente da Celepar, o objetivo é que a tecnologia preste um serviço ao cidadão e ajude a evitar o contágio do coronavírus. “Estamos disponibilizando, por meio da tecnologia, um aplicativo que auxilia o cidadão para fazer suas compras presenciais de uma forma mais segura, evitando momentos de maior aglomeração, com o objetivo de preservar a saúde”, salienta. A expectativa é que sejam incluídos na pesquisa também os mini mercados.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão