Thumbnail

O aplicativo Family Faces pode ser utilizado em todo o território nacional.

Microsoft e Mães da Sé

Junto da Microsoft, ONG de São Paulo cria app que busca desaparecidos por inteligência artificial

GazzConecta
13/01/2021 21:22
Encontrar pessoas desaparecidas é o objetivo da organização não governamental Mães da Sé, fundada em 1996 por Ivanise Esperdião. Se, 24 anos atrás, a ONG divulgava fotos de filhos desaparecidos nas escadarias da Praça da Sé, em São Paulo, agora quem vive esta busca pode utilizar também a tecnologia a seu favor, ampliando a procura de forma digital.
Em conjunto com a startup Mult-Connect, parceira da Microsoft, o grupo Mães da Sé desenvolveu um aplicativo que utiliza inteligência artificial para encontrar pessoas desaparecidas. O Family Faces realiza reconhecimento facial e cruza as informações com um banco de dados da ONG. O sistema está disponível para download nas plataformas Android e IOS.
Na prática, o usuário que tem contato com uma pessoa que acredita estar desaparecida ou em situação de vulnerabilidade pode fazer o upload de uma foto em que ela apareça, mostrando que ela foi "encontrada". O sistema confronta a imagem com o banco de dados da ONG e informa se os traços da pessoa se parecem com algum rosto procurado.
Outra opção para utilizar o aplicativo é incluir dados sobre as características físicas, como cor da pele, olhos, altura e cabelo. Assim, o sistema oferece imagens de desaparecidos com a fisionomia semelhante à informada no sistema para buscar um match.
Quando o aplicativo identifica que os traços da pessoa "encontrada" correspondem aos de alguém procurado pela ONG, um alerta é enviado à organização. Assim que o alerta é emitido, a equipe realiza um trabalho de checagem, verificando a probabilidade de a denúncia ser correta e entrando em contato com a família do desaparecido, em São Paulo. Caso o alerta seja emitido em outros estados, a ONG entra em contato com a Polícia Civil daquela localidade. O sistema está disponível para todo o Brasil.
"Através da inteligência artificial, que pode ser colocada na mão de enfermeiros, policiais e atendentes nos prontos-socorros, é possível identificar se quem está em dificuldade é uma pessoa que estamos procurando", descreve Luiz Viana, CEO da Mult-Connect, desenvolvedora da plataforma.
Ivanise Esperdião, líder da ONG Mães da Sé, na praça da Sé, em São Paulo.
Ivanise Esperdião, líder da ONG Mães da Sé, na praça da Sé, em São Paulo.
Desde 1996, quando sua filha desapareceu, Ivanise, fundadora da ONG, trabalha para divulgar dados e ajudar mães que também buscam por filhos desaparecidos. A Mães da Sé já cadastrou mais de 10 mil pessoas e ajudou a encontrar mais de 5 mil delas.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão