Thumbnail

A Trutec oferece serviços que aumentam a produtividade, a saúde das edificações, a velocidade de execução e a redução de custos e desperdícios nas obras.

Tecnologia na construção

No varejo e na obra, Trutec inova na construção civil

Camila Machado
26/03/2021 13:56
Uma trajetória de mais de 80 anos na construção civil faz da Vedacit, líder em impermeabilização, expert no ramo. Mas a companhia segue inovando. “O que nos trouxe até aqui não necessariamente nos leva adiante”, explicou o executivo do Grupo, Alexandre Quinze. Quinze, atualmente, é o CEO da Trutec, empresa que tem um ano de vida e que nasceu dentro da firma octagenária.
“Pensando no que falta para o mercado da construção civil, especialmente no quesito tecnologia, surgiu a Trutec. Somos um hub e acompanhamos as edificações - desde as suas criações - com soluções tecnológicas, buscando a saúde e a sustentabilidade”, falou o CEO. 
Time da Trutec. Foto: divulgação.
Time da Trutec. Foto: divulgação.
A Trutec atua por meio de três grandes braços: o primeiro é a área de inovação e P&D (pesquisa e desenvolvimento), para a criação e aceleração de novas propostas através do modelo de inovação aberta; depois, vem a parte administrativa; e, por fim, o braço de operações, que é como a empresa apresenta os serviços tecnológicos desenvolvidos.
Apesar de novidade no mercado, a Trutec ja possui uma carteira recheada com mais de 100 clientes. E seu  público é amplo, já que resolve dores do varejo e também do canteiro de obras. “Atendemos construtoras, administradoras de condomínios, cadeia de hotéis e também o varejista”, disse Quinze. Além do Brasil, a empresa já atua também em obras em Portugal e na República Dominicana.

Na prática 

A Trutec vende serviço. E uma das soluções que está no leque da empresa é, por exemplo, a de digitalização de plantas. O software acelera processos e realiza ajustes nos projetos em tempo real, e em contato direto com os canteiros de obra, evitando retrabalho, tempo e custos. “A equipe responsável pela empreitada está equipada com os tablets ou celulares e, por leitura de QR CODE, visualiza, sempre, o projeto mais atual e corrigido”, detalhou o CEO.
Outro serviço oferecido pela Trutec é uma solução de impermeabilização através da inteligência artificial. Funciona assim: o aparelho identifica onde há a necessidade de impermeabilização sem ser preciso usar água no processo. “É como um scanner de micro-fissuras. O processo economiza até três milhões de piscinas olímpicas, cheias de água. É sustentável, ágil e acessível”, declarou Quinze.
Sobre o custo-benefício dos serviços da Trutec, o executivo afirma ser compatível com o mercado. “Cobramos pelo metro quadrado e, no pacote, está também uma apólice de seguros. Quando falamos em construção civil, vale sempre mais a pena investir uma vez e de forma certeira. O reparo custa três vezes mais”, arrematou.
Para os varejistas do setor a startup oferece, entre outras, soluções de marketplace. “O varejo na construção civil ainda está muito ligado ao balcão. Mas isso não quer dizer que os pequenos estão parados. O varejista pequeno quer ouvir propostas e nós podemos contribuir”, finaliza Quinze.
A Trutec é uma empresa do Grupo Vedacit e surgiu a partir do Vedacit Labs, programa de inovação aberta da companhia. O Vedacit Labs é o primeiro programa de inovação aberta do mercado de impermeabilização e é direcionado para as construtechs e proptechs, startups do setor de construção civil.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão