Thumbnail

Nova Lei de Inovação do Paraná quer quebrar barreiras para desenvolvimento tecnológico.

Em análise

Nova Lei da Inovação do Paraná quer reduzir barreiras para empresas que investem em tecnologia

GazzConecta
26/11/2020 21:18
O projeto que propõe a implementação da uma nova Lei da Inovação no Paraná foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o deputado Ademar Traiano (PSDB) na última quarta-feira (25). O principal objetivo do texto, que agora aguarda ser lido durante a sessão plenária para seguir à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é minimizar barreiras legais que dificultam o desenvolvimento do setor produtivo, em especial na área de tecnologia. Em outra frente, o projeto também busca a ampliação do uso da inovação pelo setor público.
De acordo com o superintendente de Inovação do Paraná, Henrique Domakoski, o novo marco legal de inovação do estado é fundamental para que o estado esteja com as demandas que o mundo exige, com um processo colaborativo entre governo, setor produtivo e academia. "É importante permitir ao mesmo tempo que a academia trabalhe de forma mais próxima do setor produtivo, que aquilo que é produzido nas universidades possam transbordar os muros das universidades e impactar a sociedade", acredita.
Presidente da ALEP, Ademar Traiano. e superintendente de inovação, Henrique Domakoski. Foto: Divulgação
Presidente da ALEP, Ademar Traiano. e superintendente de inovação, Henrique Domakoski. Foto: Divulgação
Outra defesa de Domakoski é permitir às startups um trabalho mais próximo ao governo para que seja possível a prática da chamada inovação aberta. "A ideia é trazer os empreendedores e as startups de novas tecnologias, para ajudar a resolver as principais demandas que o estado tem. São práticas que têm sido utilizadas mundo a fora, as melhores práticas do setor privado a gente quer trazer também para o setor público para que a máquina seja consequentemente mais moderna, mais ágil, mais enxuta e que o estado seja mais competitivo”, acrescenta.
Segundo presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Adriano Krzyuy, a nova legislação ajuda a criar um ambiente de inovação. "É algo importante tanto para que o empresário seja mantido dentro do estado para continuar inovando, quanto atrair novas empresas e startups”, acredita.
Já o presidente da Alep, que vai dar encaminhamento à apreciação do projeto pelo legislativo, reforçou a importância da lei, cujo texto foi elaborado a partir da soma de um trabalho de técnicos do Governo e insights de um consulta pública realizada no ano passado.
“O Paraná é um estado de vanguarda e não podemos ficar para trás quando o assunto é inovação e tecnologia. Um setor que tem muito a contribuir com o desenvolvimento do Paraná. Vamos iniciar imediatamente a tramitação desse projeto para que possamos dar ao nosso estado e ao setor produtivo todas as condições necessárias para tornar o Paraná cada vez mais eficiente e tecnológico”, afirmou Traiano.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão