Thumbnail

Para especialista, com o planejamento de carreira você assume o protagonismo da sua vida profissional, avaliando suas necessidades, valores e se responsabilizando pelas decisões e realizações na carreira.

Carreira

O que é desenvolvimento de carreira e por que ele é importante durante a crise

GazzConecta
17/06/2020 20:18
Construir uma carreira "dos sonhos" é um processo que não se faz de uma para outra. Muito pelo contrário: o desenvolvimento da vida profissional é um plano que tem metodologia e metas específicas a serem atingidas e que se adequa às necessidades individuais em cada etapa de vida e carreira.
Foi com o objetivo de proporcionar esse tipo de orientação profissional que a psicóloga e doutora em educação Rafaela de Faria fundou, em 2011, o Instituto de Carreira e Orientação Profissional (ICOP). Através dele, Rafaela ajuda profissionais a concretizarem seus planos através de metas que são traçadas segundo os objetivos de cada um.
Rafaela também é professora do curso de Desenvolvimento de Carreira em Tempos de Crise, oferecido pelo Centro Europeu em parceria inédita com o GazzConecta, pensando em proporcionar um caminho seguro para quem deseja ser protagonista da sua própria carreira. O curso acontece nos dias 18 e 22 de junho, das 19h às 22h. Inscreva-se aqui.
Em entrevista ao GazzConecta, Rafaela explicou quais são os passos do desenvolvimento de carreira e a quem ele é destinado. Leia abaixo a conversa na íntegra.
Qual a importância de
planejar a carreira?
Com o planejamento de carreira você assume o protagonismo da sua vida profissional, avaliando suas necessidades, valores e se responsabilizando pelas decisões e realizações na carreira.
Isso é importante em um mercado tão competitivo, pois dessa forma você consegue, por exemplo, elaborar o passo a passo para atingir seus objetivos e/ou encontrar estratégias para lidar com obstáculos que fazem parte do percurso. As melhores colocações e oportunidades tende a existir para aqueles que se preparam e isso exige planejamento.
Esse planejamento
está restrito a determinadas áreas ou qualquer profissional pode fazer esse
exercício?
Qualquer profissional em qualquer área e em qualquer momento da vida. A tendência é que todos precisem aprender a enfrentar os desafios de cada momento da civilização, incluindo a capacidade de se adaptar.
Você vê o período da crise do coronavírus como um momento interessante
para repensar a carreira?
Toda crise propicia repensar o
modo em que vivemos, com certeza o período da crise do coronavírus também é
oportuno para isso.
Como a falta de um planejamento pode atrapalhar a carreira
profissional?
Alguns exemplos: gerando ansiedade, falta de foco e desmotivação no dia a dia.
Existe uma diferença entre os conceitos de planejamento, desenvolvimento e gestão de carreira?
Quando
nós pensamos no desenvolvimento de carreira, nós estamos de falando da
trajetória deste indivíduo - independente se ele está na área ou no emprego em
que ele tem interesse. É o percurso que ele construiu durante a sua vida: o que
ele vivenciou, vivencia e o que ainda pretende vivenciar.
Quando pensamos no planejamento
de carreira, nós estamos falando desse planejamento estratégico pensando nos
objetivos futuros no sentindo de delimitar o passo a passo para se construir
cada degrau para alcançar esse objetivo.
Já a gestão de carreira é sobre a
capacidade desse indivíduo de gerir a própria carreira a partir daquilo que ele
já construiu e do que ele planejou.
Você teria algum conselho para quem teve seus empregos e oportunidades prejudicados por esse momento?
Lembre-se que todos estão enfrentando desafios, aqueles que tiverem capacidade emocional para “cair” e “levantar” mais rápido e mais vezes estarão “na frente”. Tecnicamente as palavras seriam resiliência, persistência e contínuo aprendizado (capacitação técnica e comportamental).

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão