Thumbnail

Entenda como essas empresas inovadoras buscam desburocratizar o setor financeiro no Brasul

GazzConecta explica

O que é uma fintech?

Millena Prado
Millena Prado
11/06/2021 16:00
Startups que oferecem soluções tecnológicas de baixo custo e envolvem a indústria financeira e de pagamentos. Essas empresas são conhecidas como "fintech" e buscam desburocratizar o setor financeiro.
Do inglês financial technology, ou tecnologia financeira, as fintechs comercializam soluções para todo o setor monetário, como backoffice, câmbio, cartões, crédito, criptomoedas, crowdfunding, dívidas, fidelização, finanças pessoais, investimentos, meios de pagamento e serviços digitais.
A aplicação da tecnologia para resolver problemas é um dos grandes diferenciais desse segmento, conforme explica Eduardo Fuentes, Analista do Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da plataforma de inovação aberta Distrito.
"Fintech é um termo usado para descrever empresas que aplicam tecnologia para resolver problemas e encontrar soluções de mercado no setor financeiro. É uma indústria que abrange qualquer categoria de tecnologia dentro deste segmento de mercado, desde soluções de software para gerenciamento financeiro, aplicativos de pagamento móvel e até criptomoedas. Aqui no Brasil, algumas das fintechs mais conhecidas são os bancos digitais Nubank e Neon, além das empresas de meios de pagamento Stone e PagSeguro", descreve Fuentes.
Neste modelo, o principal diferencial da fintech é utilizar tecnologia para mediar relações e auxiliar processos de contratação de crédito, carteiras digitais, contas bancárias online, planejamento financeiro, investimento, entre outras.

Modelo de negócio de uma fintech

Em linhas gerais as fintechs tem dois públicos alvo: podem ofertar soluções para o consumidor final no modelo Business to Consumer (B2C) ou comercializar soluções para pequenos e grandes empreendedores no modelo Business to Business (B2B).
27,2% do total de startups tem como clientes principais pessoas físicas e 52,3% oferecem soluções para empresas, segundos dados do Distrito.

Brasil tem mais de 1,1 mil fintechs 

O setor financeiro se mostrou um dos mais promissores do ecossistema de inovação. Em dez anos o número de fintechs brasileiras cresceu 527%, hoje o país conta com 1,174 fintechs. Entre os estados que mais concentram empresas estão São Paulo (643), seguido de Minas Gerais (98) e Paraná (82). Para Eduardo Fuentes o crescimento se deve a evolução da tecnologia.
"Nos últimos anos a tecnologia evoluiu e isso afetou as interações humanas. Notamos o crescimento exponencial das vendas pela internet, big data, smartphones, rede sociais, entre outros. Com o mercado financeiro não foi diferente. Aos poucos, as filas para fazer criar uma conta em um banco, realizar um depósito bancário ou até mesmo conseguir um empréstimo foram substituídas por alguns minutos em um aplicativo. Do lado do e-commerce, algo que já vinha acontecendo antes mesmo da pandemia, foi a busca por fintechs que facilitaram o processamento de pagamentos online e gestão de risco", conta.
As fintechs captaram em 2020 US$ 1,88 bilhão em 107 rodadas de investimentos. Apenas em 2021 o setor acumula o maior volume de investimentos entre as verticais. Até o mês de junho o montante aportado é de US$ 1,15 bilhão.

Conheça as principais fintechs brasileiras

Entre as maiores fintechs brasileiras estão o Nubank, que já reúne mais de 40 milhões de clientes, contado inclusive como o maior banco digital independente do mundo. Entre outros grandes players do mercado estão C6 Bank, Contabilizei, Ebanx, PagSeguro e Stone.
A plataforma de inovação aberta Distrito, atualiza diariamente uma base de dados que indica os expoentes do setor através da plataforma Dataminer Score. O cálculo considera o número de funcionários, crescimento no ano, faturamento presumido e investimentos captados para indicar as empresas mais atrativas. Segundo a plataforma as 10 maiores startups do Brasil nesse segmento são:
  1. Certising
  2. Conductor

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão