Thumbnail

Médicos de hospitais de Londres utilizam a tecnologia para reduzir o número de profissionais expostos ao coronavírus.

HoloLens

Óculos de realidade virtual ajuda a proteger médicos do contato com Covid-19

GazzConecta
04/06/2020 19:28
A tecnologia se tornou aliada também de profissionais de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus. Desenvolvido pela Microsoft, o HoloLens diminui o contato presencial de médicos com pacientes com Covid-19 através de projeções holográficas. Na prática, apenas um profissional vai até o paciente, e outros médicos podem vê-lo e ajudar com o diagnóstico mesmo a distância.
Médicos de hospitais em Londres, no Reino Unido, estão testando a alternativa da Microsoft. Assim, a quantidade de funcionários que entra em contato com pacientes contaminados é menor, reduzindo o risco da equipe.
Segundo o jornal Business Insider, o médico e pesquisador da Imperial College London James Kinross testou com uma equipe o uso da tecnologia durante quatro semanas e conseguiu reduzir em 80% o número de profissionais que entraram em contato com ambientes infectados.
O HoloLens já foi utilizado para ajudar médicos a reconstruir membros em cirurgias e em tratamentos de câncer. Nesta adaptação, ele é utilizado junto do software Remote Assist, semelhante à ferramente da videoconferência Microsoft Teams.
Assim, é possível ter uma conversa com um colega da equipe durante faz um procedimento cirúrgico, por exemplo. O sistema permite também a manipulação dos hologramas.
Em entrevista para o Business Insider, James Kinross conta que o óculos oferece mais segurança aos profissionais. "Achamos que foi bastante útil, porque o que conseguimos fazer rapidamente é que, em vez de enviar seis ou sete médicos em uma equipe para uma ala positiva da Covid-19, poderíamos enviar um voluntário e os demais médicos poderiam ser mantidos em segurança", explica.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão