Thumbnail

OMS lança base de dados mundial para impulsionar inovações contra Covid-19

Estadão Conteúdo
30/05/2020 10:00
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, nesta sexta-feira (29), o Grupo de Acesso à Tecnologia da Covid-19 (C-TAP, na sigla em inglês), uma base de dados global e voluntária para reunir informações que ajudem no desenvolvimento de vacinas, testes, medicamentos e outras inovações no combate ao novo coronavírus.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
A nova plataforma surge como irmã do Acelerador de Acesso às Ferramentas da Covid-19 (ACT), que também visa à cooperação internacional contra a disseminação do vírus.
A iniciativa partiu de uma sugestão do presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, e conta com o apoio de outros 36 países, incluindo o Brasil, e de instituições internacionais. Em crise com a entidade, os Estados Unidos não fazem parte do grupo de nações que endossou o acordo.
"O Grupo de Acesso à Tecnologia da Covid-19 vai garantir que as melhores e mais recentes descobertas científicas beneficiem toda a humanidade. Vacinas, testes, diagnósticos, tratamentos e outras peças-chave na resposta ao coronavírus devem ter disponibilidade universal como bens públicos globais", disse Alvarado.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus destacou o caráter igualitário da iniciativa. "A colaboração e a solidariedade global são essenciais para superar a Covid-19. Baseado em ciência de ponta e na colaboração aberta, essa plataforma de troca de informações vai ajudar a promover um acesso igualitário a tecnologias que salvam vidas ao redor do mundo", afirmou.
A plataforma se baseia em cinco elementos essenciais:

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão