Thumbnail

Mariah Luz

O segredo de como ganhar dinheiro no Instagram

Papo Raiz*
13/07/2022 15:36
De uma atividade que começou como um hobby, as redes sociais se tornaram potenciais espaços de desenvolvimento profissional para muitas pessoas, especialmente, com o avanço da tecnologia. Uma das plataformas que mais teve mudanças consideráveis nos últimos anos foi o Instagram, que passou de um aplicativo que até então era usado apenas para o compartilhamento de fotos para uma ferramenta comercial. Mas como ganhar dinheiro no Instagram? Essa é uma das perguntas mais comuns que se ouve de pessoas que pretendem trabalhar com a plataforma e é sobre isso que a digital influencer e empreendedora Mariah Luz trouxe um pouco da sua experiência no podcast Papo Raiz.
Com mais de 23 mil seguidores em seu perfil, Mariah Luz criou e hoje comanda um dos maiores cases de sucesso sobre a gastronomia da capital paranaense: o “O que Fazer Curitiba”. Sendo a única e principal fonte de renda da empreendedora desde 2015, o blog que atua como guia local da cidade conta, atualmente, com quase 400 mil seguidores que são frequentemente influenciados a saírem da zona de conforto e experimentarem algo novo a partir de opções diversas de eventos, serviços, entretenimento e gastronomia curitibana.
Ao Papo Raiz, Mariah contou que nesses sete anos o blog se tornou referência quando o assunto é sair e comer coisas diferentes em Curitiba e que isso só aconteceu graças a um trabalho mais humano e democrático feito através das redes sociais.
“Quando eu comecei a página não existia nada do tipo no setor de gastronomia na cidade. Tinha blogueiras de moda, mas não existiam blogueiras de gastronomia e focadas em Curitiba, então, foi tudo muito novo e feito com muita pesquisa e a gente realmente conseguiu criar uma importância e uma relevância na cidade e eu posso dizer que sou precursora dessa área”, contou Mariah Luz.
No período em que cursou administração, Mariah aprendeu muito sobre gestão, marketing e negócios e enxergou nisso uma possibilidade de como ganhar dinheiro no Instagram, mas é claro, se todo o conhecimento fosse alinhado com um propósito: incentivar e influenciar outras pessoas. “É realmente dar às pessoas a oportunidade de conhecer, experimentar, se permitirem, e que às vezes elas não sabem que gostam e que pode ser uma paixão a gastronomia”, explicou.
Com uma trajetória bem-sucedida, a empreendedora além de contar um pouco sobre as curiosidades do “O que Fazer Curitiba”, também aproveitou a conversa no Papo Raiz para dar algumas dicas para quem quer se tornar digital influencer e quais são os segredos de como ganhar dinheiro no Instagram.

Quanto um influenciador digital ganha no Instagram?

A primeira coisa a saber quando se fala em qual é o faturamento de um digital influencer é que esse dinheiro vem de parcerias com marcas que também estão na plataforma e que, apesar de o lucro variar muito, indo de R$15 mil a R$500 mil, tudo vai depender do quanto o perfil do influenciador está gerando engajamento.
De acordo com Mariah cada perfil tem sua particularidade e lucro e evolução profissional também fazem parte dessas características. Além disso, ela ressaltou que existe muito espaço para ser conquistado na internet se a pessoa faz um bom trabalho e que sempre é um bom momento para começar se você está a fim de fazer acontecer.
“Existem muitos casos e casos, por exemplo, tem contas que viram fenômenos em pouco tempo, principalmente, com a entrada do TikTok a gente vê muitas pessoas ficando grandes em pouco tempo. Mas, falando da média geral, eu coloco um ano para começar a se dedicar e crescer”. (Mariah Luz, criadora do “O que Fazer Curitiba”)

Quantos seguidores são necessários para começar a ganhar dinheiro no Instagram?

Quando questionada sobre o número de seguidores ideal para um influenciador começar a ganhar dinheiro com a plataforma do Instagram, a proprietário do “O que Fazer Curitiba” afirmou que acredita não existir uma quantidade exata para isso e que a monetização é algo que acontece muito a partir da abordagem profissional da pessoa. “Não tem um número mínimo de seguidores para um influencer começar a ganhar dinheiro no Instagram. Eu acho que depende muito da pessoa e de ela saber vender, mesmo que seja pouco”, disse Mariah.

Aprenda quanto cobrar como um influenciador

Para quem está começando na vida de influenciador digital, saber como ganhar dinheiro no Instagram ainda é uma questão nebulosa. Para Mariah Luz, essa precificação tem que acontecer partindo de dois pontos: construir uma boa estratégia de marketing, tendo em mente o que se pretende trazer e agregar com o conteúdo que está sendo produzido; e tanto as marcas quanto o próprio influenciador precisa entender se estão bem conectados para que determinado trabalho saia do jeito que foi pensado.
A empreendedora também deu outras dicas de como ganhar dinheiro no Instagram. “Tem algumas formas de você monetizar a tua influência. A mais básica de todas é a publi, ou seja, vender espaço dentro da sua comunidade e da sua relevância para uma marca seja via reels, stories, post ou qualquer outra forma que seja. Também é possível criar um produto físico que seja seu, fazer parcerias de assinaturas de marca como as colabs, produtos online e, basicamente, é isso”, reforçou.
Ela ainda falou sobre a importância de monetizar o trabalho desde o início da carreira, para que posteriormente isso não traga problemas. “Se você quer ser influencer, começa investindo e cobrando por isso, porque depois vai ser difícil virar a chave e aumentar o valor do seu trabalho”, aconselhou Mariah Luz.

Dicas para melhorar seus resultados no Instagram

Utilizar o Instagram como plataforma para ganhar visibilidade no mercado virtual é o foco de muitas pessoas e marcas, mas, muitas vezes os resultados não são efetivos por isso, é necessário recorrer a algumas medidas para aumentar o engajamento profissional. Segundo a dona do “O que Fazer Curitiba”, muito mais do que só criar uma conta e ter um perfil organizado, a pessoa precisa saber da importância de todo o trabalho a ser feito para que as publicações tenham consistência e o seu nome cresça naquele espaço.
Para ela, algumas pessoas acreditam que para ser influenciador basta só abrir uma conta e a fama acontece instantaneamente ou que a dedicação para essa profissão não precisa de muitas horas do dia, e é por isso que na maioria das vezes o nome do digital influencer não ganha destaque nesse cenário. “Isso acontece porque como qualquer negócio você precisa investir tempo, dinheiro, conhecimento e dedicação para avançar. É preciso de uma boa gravação, edição e legenda, ir fazendo pesquisa, escolhendo que tipo de conteúdo será feito e tudo que envolve esse trabalho”, explicou Mariah.

Como posso me tornar um influenciador digital no Instagram?

O crescente uso das redes sociais tem impactado muito a vida das pessoas, principalmente, daquelas que enxergam nessas plataformas a oportunidade de se tornar um profissional ou o chamado “digital influencer”.
Sobre essa vontade de trabalhar com internet e do grande poder que o Instagram, por exemplo, tem apresentado nos últimos anos, Mariah Luz destacou que é necessário estar atento a alguns aspectos para conseguir se tornar um bom influenciador. “O mais importante é você entender o seu nicho e propósito de estar fazendo aquilo e daí ver com quais marcas você conversa e o que pode ser feito ou não, investindo e criando conteúdos, para as coisas irem acontecendo. E caso você não seja procurado tem que mostrar que está disponível, por exemplo, mandando mensagem para uma marca e mostrando que tem interesse na parceria”, disse.
Ela ainda explica o que de fato é a profissão de digital influencer. “Influenciador não é vendedor. Nós somos criadores de conteúdo e, consequentemente, a gente vende. Então, eu acho errado receber só pelo que eu vendo, porque eu estou criando conteúdo para uma marca, dedicando meu tempo e emprestando a minha relevância”, ressaltou a empreendedora.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão