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Isabelle Miranda e Yuri Melo
Isabelle Miranda e Yuri Melo| Foto: Divulgação

Nos últimos anos as redes sociais deixaram de ser utilizadas em momentos de lazer e diversão, para transformar-se em uma forma de lucro no dia-a-dia de muitas pessoas. Nesse cenário, uma das plataformas que conquistou o público e se tornou um dos maiores fenômenos atuais da internet foi o TikTok. Lançado em 2017 para iOS e Android, esse foi um dos aplicativos mais baixados, ultrapassando o Instagram e Facebook. Diante desse estrondoso sucesso, uma dúvida que muitos internautas têm é: o TikTok dá dinheiro?

Para saber se de fato o TikTok dá dinheiro, o podcast Papo Raiz convidou a influenciadora digital, Isabelle Miranda, que tem mais de 200 mil seguidores na plataforma e ficou conhecida após gerenciar os perfis dos cães Gudan e Blant, que juntos somam mais de 10 milhões de seguidores no TikTok. Durante a entrevista, ela deu inúmeras dicas de como trabalhar com a plataforma.

A publicitária e criadora de conteúdos digitais afirmou que, antes da fama, chegou a ministrar cursos para microempreendedores aprenderem a se inserirem nas redes sociais e a lucrarem com isso, mas o seu sonho mesmo sempre foi ser digital influencer.

“Meu sonho era ser influenciadora e aí começou o TikTok durante a pandemia, então resolvi entrar na plataforma para ver como funcionava. Foi então que eu e meu ex resolvemos fazer os perfis dos nossos cachorros”, contou Isabelle Miranda.

Miranda ainda relatou que inicialmente, os vídeos com um dos cães, no caso o Gudan, eram registrados nas redes sociais dela e as pessoas, que acabavam se divertindo com as brincadeiras do pet, começaram a pedir mais conteúdos sobre o dia-a-dia dele. Foi nesse momento que os donos decidiram criar um perfil exclusivo para o Gudan, no qual começaram a ser postadas as aventuras do cão, que em poucos meses atingiu a marca de 100 mil seguidores, sendo que o primeiro vídeo a ter sucesso na plataforma do TikTok foi um em que ele aparecia derrubando uma prateleira cheia de produtos em um pet shop.

Segundo a influenciadora digital, com um conteúdo leve e em simultâneo humorístico, além de ser voltado para quem gosta de animais, o perfil do Gudan tomou uma proporção ainda maior e, em menos de um ano, conquistou 1 milhão de seguidores, virando uma das sensações do TikTok e desde então não saiu mais das redes sociais, reforçando a tese de que sim, o TikTok dá dinheiro.

Após o sucesso absoluto do pet curitibano, Isabelle enxergou nas redes sociais a possibilidade de também ganhar dinheiro e decidiu fazer dos perfis pessoais dela um espaço de interação ainda mais efetivo com o público feminino dando dicas de maquiagem, além de relatos sobre a vida e autoestima. Com essa experiência que adquiriu com os perfis dos pets e com o perfil pessoal, Isabelle Miranda também aproveitou a participação no podcast para apontar algumas estratégias às pessoas que querem ter uma carreira promissora na internet, além de mostrar que o TikTok dá dinheiro, basta saber como utilizá-lo.

Qual é o público do TikTok? 

Conhecida também como a rede social da geração Z e que se destacou ainda mais durante a pandemia, o TikTok é voltado tanto para usuários adultos, quanto para adolescentes e crianças. Mas, segundo Isabelle Miranda, apesar de essa plataforma ser voltada para diferentes internautas, existe um público que usa mais a rede se comparado as outras plataformas de interação virtual.

“O TikTok tem um público mais infantil e um público que está ali para ver coisas mais rápidas, então, para a galera comprar tua ideia você tem que estar ali certinho com teu conteúdo 100% e, assim, criar intimidade com o público” (Isabelle Miranda, digital influencer). 

Quantos seguidores têm que ter no TikTok para ganhar dinheiro?

A influenciadora digital ainda falou sobre a quantidade de seguidores e se o TikTok dá dinheiro também a partir desse crescimento de público que um perfil pode ter. Para Miranda, antes de qualquer coisa, ao aderir à plataforma, o usuário precisa saber aonde quer chegar e o que quer passar para outras pessoas com o conteúdo que está produzindo.

“Não tem como eu dizer a forma para chegar em tantos seguidores, mas ter conteúdos constantes é uma coisa necessária. Então, é importante você estar presente em tudo que a ferramenta te propõe”, aconselhou a publicitária.

Que tipo de vídeo faz mais sucesso no TikTok?

Que o TikTok dá dinheiro dependendo da maneira como o usuário souber aproveitar esse espaço digital, isso é fato. Mas, assim como outros aplicativos, existem alguns conteúdos que têm mais engajamento. Entre os vídeos que costumam viralizar na rede, podem ser citados: as dublagens, duetos, reacts e desafios.

Apesar do compartilhamento desses tipos de vídeos fazer sucesso, a digital influencer Isabelle Miranda acredita que o excesso de publicações parecidas pode ter impactado um pouco a divulgação desses materiais. “Eu sinto hoje o TikTok muito mais difícil de viralizar pela quantidade de pessoas que têm fazendo o mesmo conteúdo. É muito mais fácil viralizar com um conteúdo que abrange muitas pessoas do que com algo que tem um público nichado”, apontou.

Como ganhar dinheiro fazendo vídeo no TikTok?

Os vídeos de curta duração foram os formatos de publicações que mais se popularizaram com o TikTok, no entanto, a publicitária Isabelle Miranda explicou que a monetização da ferramenta acontece de formas diferentes. “A única forma de ganhar dinheiro é fazendo publicidades, e para isso você tem que estar estourado na plataforma”, disse.

Ela ainda afirmou que o TikTok dá dinheiro sim, pois não é uma plataforma difícil para o usuário fazer algum conteúdo alcançar bastante público. “O TikTok entrega muito mais que o Instagram, só que você tem que ter uma frequência de postagem e um público ativo. É difícil você manter, porque você pode viralizar com um vídeo e depois nunca mais viralizar com nada”, ressaltou Miranda.

Como monetizar o TikTok em 2022?

Visto como um poderoso canal para quem quer se tornar digital influencer, Isabelle Miranda explicou que, atualmente, não existe fórmula mágica para saber se o TikTok dá dinheiro, mas que criar uma conta na plataforma já é um caminho para os usuários construir uma base de seguidores e, a partir disso, ir traçando algumas estratégias para ter um perfil lucrativo.

“Tem muito mercado para isso, então, é importante começar a gravar de forma natural, porque se você não fizer, alguém vai fazer. Focar em um nicho e ter constância no que você fala é o que vai fazer o perfil crescer, porque assim o público vai saber o que realmente vai encontrar ali” (Isabelle Miranda, digital influencer). 

*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

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