Thumbnail

Guilherme Barbosa, Yuri Melo e José Salibi Neto

José Salibi Neto: a gestão de pessoas com foco na produtividade

Papo Raiz*
06/07/2022 19:14
A tecnologia como protagonista do mundo empresarial e, por consequência, da gestão de pessoas. Em uma conversa rápida, mas repleta de conhecimento, José Salibi Neto aproveitou sua passagem pelo Viasoft Connect 2022 e deu uma entrevista ao Podcast Papo Raiz, onde apontou quais são as ações corporativas necessárias e, também, deu dicas que podem ajudar as empresas a se desenvolverem em meio a grande concorrência e alcançarem o sucesso em um mundo no qual a mudança constante é um dos principais desafios para quem quer empreender.
Um dos nomes mais conhecidos do setor de management (gestão empresarial) no Brasil, José Salibi Neto é cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva, que foi implantada em mais de cinco países, incluindo os Estados Unidos, e trabalhou durante 30 anos com os maiores pensadores da sua área de atuação, como: Peter Drucker, Jack Welch, Jim Collins, Michael Porter, Philip Kotler. Atualmente, Salibi participa como palestrante em eventos nos quais traz um pouco da sua experiência e conhecimento, que ajudam a contribuir com a transformação de milhares de empresas e executivos de todo o Brasil, com foco no em inovação e gestão de pessoas.
Segundo José Salibi, a trajetória da tecnologia em relação ao mercado empresarial passou por inúmeras transformações, que criaram novas formas de se empreender e fez com que os administradores enxergassem a importância de uma eficiente gestão de pessoas, que impulsione a produtividade e a consolidação de seus negócios.
“A dinâmica do mundo dos negócios mudou bastante nos últimos tempos com a explosão da tecnologia. Antigamente, existiam aquelas empresas que tinham sucesso permanente e, de repente, veio a tecnologia que disruptou tudo isso. Hoje eu vejo sucessos momentâneos”. (José Salibi Neto)
Sabili ainda ressalta que entender essa linha de tempo - que envolve gestão empresarial, transformações tecnologias e inovação - é de suma importância, pois só assim empresários e demais profissionais vão conseguir atingir os resultados que tanto buscam, além de saber quais decisões devem tomar para desenhar um futuro promissor tanto de seus negócios quanto de suas carreiras.

O que é gestão de pessoas?

Neto explica que, atualmente, existe um ambiente de negócios que tem como característica um trabalho mais dinâmico, em que as empresas encontram nas plataformas digitais a possibilidade de criar uma gestão de pessoas mais eficiente, a partir de novas estratégias administrativas e modelos de lideranças que alinhem os objetivos dos colaboradores com as metas de cada negócio. “É preciso ter a capacidade de aprender e desenvolver seus colaboradores, pois isso é fundamental”, afirmou o mentor e consultor em gestão empresarial.

Qual é o principal objetivo da gestão de pessoas?

Um dos pontos mais levantados por José Salibi Neto durante a participação no Papo Raiz é que o grande objetivo da gestão de pessoas diz respeito ao ato de aproximar a organização aos colaboradores, dando suporte a esse grupo através da resolução de problemas ou necessidades que tenham, assim, transformando o ambiente de trabalho e promovendo resultados que sejam bons para todos que fazem parte da empresa.
“A gente tinha uma cultura que era voltada para custo, produtividade ao extremo, meritocracia, um competindo com outro e isso não funciona mais, especialmente, com a tecnologia”, destacou Neto.

Qual a importância da gestão de pessoas para as empresas?

Quando uma empresa é mal administrada, consequentemente, a gestão de pessoas tende a sofrer em diversos aspectos e, de acordo com Salibi Neto, é por isso que as empresas precisam sempre estar atualizadas, especialmente, com as constantes mudanças tecnológicas.
“A empresa precisa estar muito conectada com o exterior para ver a mudança acontecendo, mas, isso depende muito de cada situação e gestor. É preciso ter coragem de evoluir a cultura que você já criou dentro de uma empresa e pensar como integrar uma cultura antiga com uma nova”, aconselhou o palestrante.
Para ele, é através da gestão de pessoas antenada com a inovação tecnológica que importantes mudanças serão potencializadas na cultura organizacional de uma empresa, seja identificando falhas no ambiente de trabalho, seja estimulando a performance de cada funcionário em prol da saúde do negócio.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Pensando nas estratégias exponenciais para que as empresas se insiram no mercado de forma inovadora, José Salibi Neto afirmou que hoje as possibilidades de se abrir um negócio são muito grandes, mas aponta alguns parâmetros que viabilizam uma gestão de pessoas bem-sucedida nesse cenário.
“Ter obsessão pelo aprendizado é fundamental para se entender o que vem pela frente. Além disso, é preciso de uma habilidade para descartar aquilo que não serve mais e saber administrar o presente e o futuro em conjunto”, aconselhou.
O palestrante reforçou que além desses pilares, a boa comunicação entre gestores e equipe, um ambiente de trabalho motivador, o incentivo e desenvolvimento dos funcionários, bem como o trabalho em equipe são outros atributos que formam a gestão de pessoas em uma empresa.

Como fazer uma gestão de pessoas estratégica?

Para iniciar uma gestão de pessoas estratégica, Salibi Neto explicou que o processo de adaptabilidade dos empreendimentos é o que vai garantir que esse trabalho seja executado de forma exata. Ele ainda ressaltou que é contando uma estrutura e orçamento adequados, bem como profissionais preparados para executar suas funções, que as empresas vão conseguir implementar uma gestão de pessoas eficiente.
O consultor também destaca que existem algumas características que podem ajudar nessa aplicação da gestão de pessoas dentro de uma cultura corporativa. “A capacidade de se adaptar a novos ambientes rapidamente, ter o mindset aberto para isso e não ficar em cima de uma só ideia, além de ter crescimento e aprendizado o tempo todo e como líder mostrar sua vulnerabilidade e trocar experiências, com certeza são coisas que vão garantir vida longa à gestão empresarial”, afirmou José Salibi Neto.

Tendências da gestão de pessoas

Com uma gama de serviços e opções disponíveis, Salibi Neto explicou que houve três momentos pelos quais a inovação tecnológica passou até que se chegasse ao que temos hoje e ao que chamamos de tendências para a gestão de pessoas nos empreendimentos. A primeira fase, segundo ele, foi aquela em que se criava um negócio e observava se era possível se consolidar e “dominar o mundo” com aquilo, onde ninguém dava previsão de resultados ou faturamentos, mas as empresas acreditavam nas ideias das pessoas.
Já na segunda fase, Salibi Neto explicou que as empresas buscavam lucro e em alguns resultados e seus gestores tentavam fazer com que outras pessoas apostassem em suas ideias. E, por fim, veio a terceira fase, que é a atualidade, um momento de investimento em startups, novos modelos de negócios e busca por um resultado a curto prazo.
Ele ainda reforçou que para aderir às novas tendências as empresas devem apresentar alguns diferenciais. “É preciso habilidade de assimilar transformações, ter a capacidade de se reinventar, atrair bons profissionais e ter coragem e sistemas para isso acontecer”, afirmou.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão