Thumbnail

Itamir Viola fala sobre gestão empresarial

Itamir Viola

Gestão empresarial: prática infalível para uma empresa

Papo Raiz
22/06/2022 21:51
Formar pessoas no próprio negócio e sempre estar em busca do desenvolvimento e da alta performance são alguns dos pontos que constroem uma boa gestão empresarial. Refletindo sobre isso, o podcast Papo Raiz trouxe em mais de um de seus episódios o CEO da Viasoft, Itamir Viola, que contou um pouco sobre o case de sucesso dessa empresa paranaense que desde 1990 se tornou referência no desenvolvimento de softwares ERP e, após alguns anos de experiência de mercado, aprendeu qual seria o melhor modelo de gestão empresarial a ser aplicado para criar soluções criativas, alcançar resultados efetivos e, assim, ter um crescimento saudável e de qualidade.
Especialista nos segmentos em que atua, a Viasoft é focada em fornecer soluções inovadoras em softwares que direcionam diferentes negócios às melhores práticas de gestão empresarial. Com mais de 500 colaboradores, essa empresa está presente em todos os estados do Brasil auxiliando empreendedores a entrarem no mundo da inovação com muito mais força.
Segundo Itamir Viola, no início a gestão empresarial da Viasoft era inexperiente, como acontece em muitos outros empreendimentos, e enxergou Na cópia do modelo de gestão empresarial de outros negócios – como aqueles que vendem produtos genéricos que atendem todo e qualquer segmento – a possibilidade de se estabelecer, no entanto, essa não foi uma boa ideia. Foi só depois de mais de 10 anos que a Viasoft conseguiu alinhar a sua cultura de uma forma mais autêntica e, então, se consolidar no mercado em que atua até hoje, contou o CEO.
“Nós entramos nessa ideia e nos demos mal, porque sentíamos que o consumidor não tinha o melhor atendimento que era o que gostaríamos de dar a ele. Com 13 anos de empresa, fizemos uma análise e vimos que seria interessante especializar alguns produtos em determinados segmentos e, assim, atender muito melhor o nosso cliente, de acordo com o que ele merecia, e aí vimos o nosso cliente satisfeito com o nosso serviço”, revelou.
A empresa, que anualmente tem um crescimento de 30% envolvendo todas as suas áreas, enxergou na realização de um evento, a possibilidade de fomentar ainda mais a gestão empresarial, além de conectar pessoas que respiram a inovação a partir de experiências e conteúdos de altíssima qualidade. Denominado Viasoft Connect, o encontro teve sua primeira edição em 2019, em Curitiba, e reuniu 4.250 participantes que interagiram compartilhando interesses e conhecimento sobre ideias inovadoras aplicadas às pessoas e aos negócios.
“O Viasoft Connect nasceu por causa de uma necessidade. A gente sempre participou de eventos, exposições e congressos, nós sempre estivemos muito presentes em encontros do setor em que atuamos. E observando esses ambientes, vimos que não fazia sentido ter um evento de inovação separado daqueles empresariais, então pensamos: se é uma coisa que agrega a outra, por que estar tudo separado? E foi aí que resolvemos juntar essas duas coisas criando o Viasoft Connect”, contou Itamir Viola.
Esse congresso foi mais um dos pilares para que a Viasoft conquistasse não só mais espaço no mundo dos negócios, mas a confiança de empreendedores de grande parte dos segmentos em que atua, além de fortalecer parcerias com entidades públicas que buscam o desenvolvimento de ecossistemas inovadores no Paraná. “Somos muito bons em convencer empresas e pessoas a entrar no nosso jogo e no primeiro Viasoft Connect a gente trouxe grandes instituições, para que tivéssemos um bom impacto. É um evento construído por muitas mãos, onde existe um lado social muito forte, mas também existe business”, afirmou Viola.
Como resultado de tudo isso, a Viasoft conseguiu, ao longo dos anos, proporcionar aos seus clientes um valor enorme colocando as empresas desse público no topo quando o assunto são práticas de gestão empresarial.

O que é gestão empresarial?

Ter um bom planejamento, estratégias e contar com recursos financeiros, humanos e estruturais para conduzir um negócio e, assim, atingir os melhores resultados. É desta forma que, para Itamir Viola, pode-se definir o que é gestão empresarial. O CEO da Viasoft ainda ressaltou que esse processo está presente em todas as áreas de um empreendimento e, para dar certo, precisa de muito conhecimento e estudo.
“À maioria das pessoas não faltam boas ideias, mas a execução de alguns empresários é dramática. Saber executar, colocar o plano em ação é para poucos. Tem sempre que pensar na engenharia e no resultado final da empresa”. (Itamir Viola, CEO da Viasoft)

Como começar a gestão empresarial do zero

Para Viola, muito mais do que começar investindo em algo que se acredita, é preciso saber como otimizar os processos de gestão empresarial através de uma visão estratégica, organizando os setores do negócio e tendo uma boa comunicação interna e externa.
“Os usuários hoje querem cada vez mais competência instalada no fornecedor, só que esse fornecedor tem que ser claro. Então, se tem alguém disposto a te ajudar com críticas, escute abertamente. Você tem que estar olhando para os possíveis riscos das gestões empresariais e, se melhorar o processo é provável que determinado problema não volte a acontecer”, destacou Viola.

Como funciona gestão empresarial para grandes empresas?

Grandes empresas necessitam de alguns protocolos e ações mais complexas para ter um modelo de gestão empresarial eficiente e que gere resultados positivos. Como exemplo do funcionamento desse processo, Viola descreveu um pouco o caso da Viasoft, onde há uma cultura de formar profissionais muito fortes e grandes lideranças, mas sem se esquecer do consumidor final.
“Nós somos uma empresa muito focada em resultados e fazemos isso a partir da cultura que está em nosso DNA. Tanto é que, nos últimos anos, a Viasoft implementou uma gestão orçamentária que está sendo maravilhosa. Além disso, somos uma empresa muito transparente, com canal de denúncia interno, um ambiente bom de se trabalhar e sempre focado no cliente”, contou.
Para o CEO da Viasoft, essa gestão compartilhada, transparente, com maior poder financeiro e maior flexibilidade às transformações desse meio são pontos importantes para imprimir valor a uma marca e colocar uma empresa em evidência no mundo dos negócios.
“Hoje, os gestores estão muito pilhados na ideia de que os funcionários precisam ter o DNA da empresa, mas o mundo mudou e têm pessoas que não querem estar dentro desse DNA, e sim apenas ser um bom prestador de serviços. Então, temos que começar a encarar essa realidade e respeitar esse tipo de comportamento”. (Itamir Viola, CEO da Viasoft)

Como aplicar a gestão empresarial? 

Quando o assunto é condução de negócios com ações que visem melhores resultados, o CEO da Viasoft afirma que a gestão empresarial de sucesso vai depender de um planejamento, de bons indicadores de desempenho, implantação de métodos tecnológicos e, principalmente, qualificação profissional. “Gestão autônoma é o primeiro fator diferencial. Então, você contrata gente muito boa, dando autonomia para que eles trabalhem e cobrando resultados”, ressaltou Itamir Viola.
Além disso, Viola afirmou que é preciso entender que durante o caminho para a construção de uma boa gestão empresarial podem ocorrer alguns erros, mas que isso não deve abalar as estratégias que estão sendo implantadas nos negócios e, para ele, há muito mais aprendizado com o erro do que com o acerto.
“Você tem que ter certa flexibilidade com o erro e não se culpar tanto por isso. É preciso ter confiança de que pode errar, mas também errar rápido, corrigir rápido e aprender rápido com isso. Acho que essa é a lição”, concluiu o CEO da Viasoft.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão