Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Transformação digital nas empresas: tendências do futuro
Transformação digital nas empresas: tendências do futuro| Foto: Pexels, Karolina Grabowska/Reprodução

A transformação digital é um tema que tem ganhado mais espaço entre as empresas já consolidadas e aquelas que estão surgindo. O termo alcançou um novo patamar durante e após a pandemia, que fez com que muitos negócios acelerassem o processo de digitalização e serviços online. Não à toa, diversas organizações já têm se adaptado a um novo tipo de relacionamento com seus colaboradores, grupos de interesse e, principalmente, clientes.

Para falar mais sobre o impacto dessa transformação digital nas empresas e trazer a trajetória inspiradora do Grupo Senff, o PodCast Papo Raiz convidou o responsável pelas Relações Institucionais e Comerciais desse empreendimento, Marco Senff, e o diretor de TI, Everton Dzikovicz, que já tinha o seu próprio negócio, mas decidiu fechá-lo para se juntar à equipe da Senff e torná-la um dos maiores sucessos em soluções financeiras para empresas e pessoas.

Com 130 anos de história, o Grupo Senff conquistou o reconhecimento no setor do varejo ao oferecer produtos de alta qualidade, que atendem as demandas do mercado e oferecem benefícios que geram satisfação para seus usuários, o que garantiu a expansão dos negócios tornando-se oficialmente um banco em 2020.

Segundo o empresário Marco Senff, o objetivo da Senff sempre foi surpreender o consumidor através da confiança e trabalho em conjunto. Hoje, com a empresa focada no fornecimento de soluções inovadoras para o varejo, de forma simples e ágil, ele lembra um conselho que recebe frequentemente: olhar a foto do fundador do Grupo, seu trisavô, antes de tomar qualquer decisão que vai interferir no andamento dos negócios da empresa.

Durante a entrevista, Marco Senff ressaltou que foi apostando na valorização do ser humano e aprendendo a se adequar aos novos processos da transformação digital, que a empresa conseguiu promover melhorias e traçar boas estratégias para o seu crescimento.

“Crescemos de maneira orgânica e todas as ações são muito bem planejadas a partir de cálculos precisos, para que a gente mantenha o controle dos negócios e conceda crédito ao cliente de maneira cautelosa”, afirmou.

Essa trajetória de dedicação, que conquistou mais de 3,5 milhões de clientes, não aconteceria também sem um investimento de peso em tecnologia e ferramentas que trouxessem dados reais não só para os consumidores, mas principalmente para os colaboradores da Senff, como explicou o diretor de TI, Everton Dzikovicz.

“Nós começamos a implementar uma maneira de entregar números para as pessoas através de uma ferramenta de análise de dados (Power BI). Fazemos isso para que o colaborador também enxergue novas formas de negócios, dando um novo sentido para o trabalho desses profissionais”, disse.

Mas como aderir a essa transformação digital, sem deixar de lado a essência de uma gestão empresarial e, em simultâneo, melhorar o caminho de crescimento de um negócio em um momento em que a economia segue instável? Para o diretor de TI do Grupo Senff, "prezar pela qualidade do serviço é a chave do sucesso”.

O que é transformação digital?

Quando alguém fala em transformação digital, quer referir aos processos tecnológicos que uma empresa utiliza para resolver problemas, além de melhorar os serviços prestados a um consumidor e atingir novos patamares no setor em que atua através de ações modernas.

Para Marco Senff, essa transformação digital e a tecnologia são o meio pelo qual um negócio se estabelece e não o fim para alcançar um determinado objetivo. “O fim é o relacionamento da empresa com o cliente”, afirmou durante sua participação no Papo Raiz.

Como exemplo desse modelo de inserção bem-sucedida na era da transformação digital, Marco Senff usou o case da sua empresa que, segundo ele, passou a investir na tecnologia para melhorar o relacionamento com os varejistas e demais clientes, a partir de um atendimento rápido e focado na resolução de problemas dos consumidores.

“A gente tem um propósito muito forte e acho que sem isso não há transformação digital de qualidade”. (Marco Senff - Relações Institucionais e Comerciais do Grupo Senff)

Impacto da transformação digital

Durante a participação no PodCast Papo Raiz, tanto Marco Senff quanto o diretor de TI, Everton Dzikovicz, deixaram claro que a transformação digital tem um grande impacto na gestão de negócios e que isso acontece de maneira estrutural e não pontual.

Para eles, a transformação digital é o que vai colocar uma organização sob uma situação de desafio, mas que vai ser muito positiva para os processos internos do negócio, para que o atendimento com o consumidor seja mais eficaz e para que, através de uma boa troca de experiências, a tecnologia seja utilizada a favor do avanço empresarial.

“Acredito que a comunicação é essencial para a tomada de decisões e resolução de problemas dentro de uma empresa”. (Marco Senff - Relações Institucionais e Comerciais do Grupo Senff)

Tendências da transformação digital

Embora tenha sido impulsionada e incorporada pelas empresas com maior eficácia após a pandemia, a transformação digital sempre fez parte de diversos modelos de negócios, que se adequavam ao mercado conforme as demandas que surgiam.

Mas, é preciso também levar em consideração o futuro tecnológico que engloba os novos empreendimentos e como estes vão utilizar as tendências da transformação digital em prol da evolução dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam, buscando um efetivo plano de sucesso.

Para Marco Senff, os ajustes das empresas às novas tendências da transformação digital acontecem todos os dias e é importante sempre pensar nessa mudança para evoluir em todo o processo na tomada de decisão e de entendimento do mercado em que se está inserido. Ele ainda explicou como funciona essa adaptação do Grupo Senff para que toda a equipe trabalhe de forma mais focada e produtiva e, assim, se alcancem bons resultados.

“É um desafio maior o online, porque nesse meio temos várias formas de pagamento, mas a nossa penetração está aumentando a cada dia e nos preocupamos com isso. Existe uma mudança no comportamento de compra independente da classe social e nos preparamos para isso sempre pensando no próximo passo que daremos”, disse Senff.

Entre essas tendências dessa transformação digital, que vêm junto com a mudança de comportamento da sociedade ao longo dos anos, estão: o uso do mobile para fidelizar consumidores que buscam informações instantâneas; empresas aderindo efetivamente ao trabalho remoto, que se tornou bastante eficaz e mais rentável durante a pandemia e apostar em plataformas nativas de nuvem digital e no metaverso para agilizar trabalhos, melhorar a interação entre os usuários e reduzir custos.

*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]