Thumbnail

16ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros da PwC

Para CEOs brasileiros, maiores preocupações em 2020 são impostos e incerteza na economia

Aléxia Saraiva
03/03/2020 20:31
Pouco otimismo, incertezas na economia, peso dos impostos, excesso de regulamentação. Essas foram as principais preocupações relatadas por CEOs brasileiros para o ano de 2020. O dado faz parte das descobertas da 16ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros, um recorte da 23ª Pesquisa Anual Global de CEOs realizada pela PwC.
Para o estudo, foram ouvidos 1.581 executivos de 83 países — incluindo o Brasil, com 64 CEOs entrevistados — entre setembro e outubro de 2019.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Entre as ameaças listadas pelos executivos, estão, em primeiro lugar, estão o crescimento da economia e o peso dos impostos, com 50% cada categoria. Na sequência, eles citam ainda o cenário tributário incerto (48%), o excesso de regulamentação (47%) e a inadequação de infraestrutura básica (47%).
Mesmo com as inseguranças, o cenário previsto para o país é de otimismo: 78% dos líderes brasileiros dizem estar confiantes quanto ao crescimento de suas receitas — 22% muito confiantes e 56% um pouco confiantes. O resultado não acompanha o cenário mundial, que é de recorde de pessimismo: apenas 46% dos CEOs a nível global acreditam na melhora.
Última edição da pesquisa no Brasil mostra cenário otimista para 2020.
Última edição da pesquisa no Brasil mostra cenário otimista para 2020.

Qualificar pessoas é imperativo

Um dos dados mais significativos da pesquisa é com relação às upskills — a capacitação da força de trabalho fornecida pela própria empresa.
Para Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul, a automação e a digitalização dos serviços cada vez mais presente no cotidiano torna a qualificação dos profissionais imperativa. "O upskilling não é mais uma opção: é uma prioridade. E esse é um desafio no Brasil, mais do que os outros países, porque o modelo educacional não prepara as pessoas para as novas necessidades do mercado, o que dificulta diretamente na contratação".
Nesta categoria, a pesquisa separou as empresas em dois níveis: as que estão no início do processo de upskilling e as que já estão mais avançadas.
Por um lado, a maior dificuldade enfrentada pelas empresas avançadas no processo é a retenção dos funcionários já qualificados, com 18%. Para as que ainda estão começando, os maiores impasses são a motivação dos funcionários para a qualificação e a falta de recursos para iniciar os programas de upskilling, ambas com índice de 16%.
"Quanto mais demora a empresa pra entrar nesse processo mais ela demora pra colher frutos do operacional. É um processo em que é necessário subir os degraus aos poucos. Empresas que começaram tempos atrás já tão colhendo frutos. As que demoraram mais estão sofrendo mais, porque começam a perder competitividade", explica o executivo.
Entre as prioridades dos CEOs com relação às tecnologias, estão a privacidade e proteção de dados, inteligência artificial e rede 5G, as três com 16%, seguidas por segurança cibernética (14%), robótica (11%), Internet das Coisas (9%) e biotecnologia (9%).
Para mais detalhes, acesse a pesquisa global e os destaques do recorte brasileiro.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão