Thumbnail

Escritório da Renault dentro do Cubo, o maior hub de inovação da América Latina.

Inovação

Para inovar, Renault vai ampliar parceria com startups e universidades em 2020

Patrícia Basilio, especial para o GazzConecta
23/12/2019 17:11
Inovação é a palavra da vez no setor automobilístico. E diante de um cenário cada vez mais competitivo em tecnologia, a Renault Brasil firmou importantes alianças em 2019 para tornar os processos produtivos mais eficientes e as fábricas mais sustentáveis. Entre essas parceiras está uma com o Cubo Itaú, outra com o Senai e uma com a Universidade Positivo, em Curitiba. Para 2020, a montadora afirma que os projetos serão expandidos e novas instituições e hubs devem ser buscados pelo país.
De acordo com Ricardo Mendes, gerente de transformação e negócios da Renault, a montadora inaugurou o espaço de inovação no Cubo, maior hub de empreendedorismo da América Latina, em abril para buscar novos modelos de negócio e novas formas de trabalhar. “As startups nos ajudam a solucionar dores internas de forma rápida. Já firmamos parceria com 20 jovens empresas e aplicamos seis projetos em parceria com o hub”, contabiliza o executivo.
Entre as
startups contratadas pela Renault estão a Kenoby, de recrutamento e seleção, e
a Linte, de tecnologia para o setor jurídico. “Antigamente, a gente selecionava
candidatos pelo Linkedin e fazia a triagem final com os currículos em papel. O
processo era bem antigo e demorado”, comparou Mendes, comemorando a eficiência
ganhada nas novas parcerias.
Além da presença no Cubo, a Renault também investiu em parcerias com instituições de ensino para desenvolver protótipos em parcerias com os estudantes. Em agosto, a montadora inaugurou um laboratório de inovação em Curitiba (PR), dentro da Universidade Positivo, com foco na eficiência energética para motores a combustão.
A fabricante francesa também aposta na cocriação com os estudantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Curitiba. “A velocidade de criação com a universidade é diferente [da velocidade com os hubs]. Quando temos tempo para desenvolver uma solução, recorremos à pesquisa. Os universitários do Senai, por exemplo, criaram uma garagem com placas que armazenam luz solar”, exemplificou Mendes.
Com as parcerias, o executivo garante que toda a equipe da Renault passou a pensar e trabalhar de forma diferente. E a mudança, já pode ser vista. “Quando a equipe saiu do Cubo, o choque foi imediato. Adotamos a metodologia ágil em nossa rotina e descobrirmos que há vida fora da empresa. É uma nova forma de trabalhar”, explicou.
Em 2020, Mendes pretende aumentar a presença no Cubo, buscar parcerias com outros ecossistemas, principalmente em Curitiba, e trabalhar melhor com universidades para levar a pesquisa para dentro da indústria. “Queremos entender o sistema de criação dentro de instituições de ensino e trabalhar melhor com os estudantes”, disse.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão