Thumbnail

Cascavel, no Oeste paranaense, é uma das cidades mais inteligentes do estado.

Ranking Connected Smart Cities 2021

Paraná é o segundo estado brasileiro com mais cidades inteligentes

GazzConecta
02/09/2021 21:56
O Paraná é o segundo estado com maior número de cidades inteligentes do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2021, realizado pela empresa Urban Systems, divulgado nesta quarta-feira (1).
O Estado está empatado com Minas Gerais, e atrás apenas de São Paulo, que possui 37 municípios na lista. Das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, nove são paranaenses, entre elas Curitiba, Maringá, Londrina, Apucarana, Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Pinhais e Toledo.
Para compor a nota de cada cidade, a metodologia do estudo engloba 75 indicadores, entre eixos temáticos como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Se considerada a pontuação de cada estado, relacionado aos indicadores, o Paraná é o terceiro do ranking, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. Nos eixos empreendedorismo e urbanismo, o Paraná aparece como líder entre os estados brasileiros.
A pesquisa é realizada desde 2015 e avalia os 677 municípios do país com mais de 50 mil habitantes, analisando as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
O superintendente de Inovação do Estado, Marcelo Rangel, destaca que o Paraná está fazendo sua parte no fomento à inovação. “Temos instituições e entidades que estão investindo muito na área de cidades inteligentes, criando incubadoras e aceleradoras que geram novas oportunidades de negócios tanto na área pública como no setor privado”, comemora.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão