Thumbnail

Empreendedores estão otimistas para 2022

Termômetro Conta Azul

Pesquisa revela que empreendedores estão otimistas para 2022

GazzConecta
10/02/2022 18:50
Uma pesquisa realizada pela Conta Azul com mais de 500 empreendedores em janeiro deste ano revela que os donos de negócios estão otimistas para 2022, com planos de expansão e novas contratações nos próximos meses.
O levantamento Termômetro Conta Azul foi realizado junto a clientes do ERP financeiro em nuvem da empresa, a Conta Azul Pro. O objetivo da publicação é compartilhar com o mercado as descobertas feitas pela empresa juntamente com os seus clientes, em sua maioria de micro e pequenas empresas. Foram 554 respondentes no mês de janeiro, por meio de formulário eletrônico.
Entre aqueles que responderam ao levantamento, a maioria é de empreendedores que atuam no setor de serviços (65%), seguido pelo setor de comércio e da indústria. Quando questionados sobre quais são os maiores desafios como donos de negócios atualmente, os participantes da pesquisa responderam que aumentar as vendas e a gestão financeira são as suas maiores dificuldades.
Em relação aos impactos da pandemia de covid-19 nos negócios, 44,2% dos empreendedores responderam que tiveram ganhos econômicos nesse período. De acordo com os empresários que consideraram ter impactos econômicos positivos, os principais motivos estão relacionados ao aumento no faturamento por disponibilizar serviços e/ou produtos essenciais (48,6%), e a aceleração no processo de comercialização dos serviços e/ou produtos de forma digital (33%). Mesmo com a situação da pandemia ainda delicada, 84,8% dos respondentes acreditam ter tido sucesso no ano de 2021.
O cenário otimista dos empreendedores que foram consultados pela pesquisa aparece também quando são questionados sobre demissões. Segundo os donos de negócio consultados pelo Termômetro Conta Azul, nos últimos três meses, mais de 61% não precisaram fazer demissões. Quando questionados se pretendem fazer  demissões neste início de ano, 83% respondeu que não.
O levantamento completo do Termômetro Conta Azul, com mais informações sobre a realidade dos empreendedores, dados sobre o cenário econômico brasileiro e análise de especialistas, está disponível no site da Conta Azul, neste link.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão