Thumbnail

Faça parte do mapeamento

Pesquisa traça o perfil das mulheres lideres no Paraná

GazzConecta
12/11/2021 14:20
Quem é a mulher líder no Paraná? Esta pergunta baliza uma pesquisa conduzida pelo Great Place to Work Regional Paraná, MEX Brasil - Espaço Mulheres Executivas - e Menthors Academy, que pretende descobrir onde estão e quem são as mulheres lideres no Paraná.
A pesquisa é direcionada às mulheres que ocupam posições de liderança na gestão privada, pública ou terceiro setor. O mapeamento recebe respostas e pode ser acessado até o dia 30 de novembro pelo site.
Segundo dados do Great Place to Work, apenas 26% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, cenário evidenciado durante a pandemia. Das 100 melhores empresas para trabalhar no Paraná, apenas 6 tem mulheres como CEOs.
Na visão de Claudia Malschitzky, diretora na Regional Paraná do GPTW, e idealizadora da iniciativa, é preciso equilibrar a balança entre os gêneros em cargos de liderança.
“Os dados recentes da Pesquisa GPTW Mulher reforçam a necessidade do tema ser abordado com ações como essa. O número de mulheres em cargos de liderança ainda é frágil e isso nos preocupa”, explica.
O mapeamento conta com 30 perguntas, cujo objetivo é descrever cidade de origem, escolaridade, dados da organização que a mulher faz parte, assim como dificultadores para mulheres assumirem cargos de liderança. A pesquisa também pretende descrever as mudanças necessárias para alterar o cenário da desigualdade de gênero no país.
Para Regina Arns, Presidente do MEX Brasil e Diretora da Lapidus Network “é cada vez maior o protagonismo feminino nas várias áreas de atuação da sociedade, mas não sabemos quem são essas mulheres e nem como construíram suas trajetórias para chegar à liderança”, conta.
Além de dar visibilidade às mulheres líderes do Paraná, o levantamento quer promover, em março de 2022, o prêmio UMA Mulher Paraná, uma iniciativa de reconhecimento às principais lideranças femininas do Estado. Também está prevista a realização de uma formação de mentoras para estimular o avanço da liderança feminina no Estado. O resultado completo da enquete também será publicado no próximo ano.
A pesquisa tem o apoio de Rainer Budweg, RPC, Gazeta do Povo, Zoli Eventos e dos grupos de mulheres Associação Comercial do Paraná, Assespro, Associação das Amigas da Mama, BPW Curitiba, Clube da Alice, Confraria Amigas do Vinho, Lênia Luz, Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Curitiba, Jurídico de Saias, Lide Mulher Paraná, OAB, Projeto Justiceiras, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sistema Fecomércio, Tech Girls e Tech Ladies.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão