Thumbnail

Pesquisa revela quantidade de startups no Brasil e seus setores de atuação

Pesquisa Cortex

Pesquisa revela quantidade de startups no Brasil e seus setores de atuação

GazzConecta
14/07/2022 18:14
A Cortex divulgou um levantamento que mostra o cenário das startups no Brasil e suas principais áreas de atuação. Segundo a pesquisa, das 11.562 startups ativas no país, 28% são do segmento de Tecnologia da Informação, 22% de Serviços e 16% do Varejo. No ranking, aparecem ainda Indústria com 11%, e Financeiro com 6%.
O estudo aponta que há pouca distribuição das startups pelo país: São Paulo, sozinho, concentra metade dessas empresas, 49,7%. O estado tem o maior número de startups em praticamente todos os segmentos econômicos, perdendo apenas para o Distrito Federal no setor de Governo.
Minas Gerais, em segundo lugar no ranking, tem 8% das startups. Algumas delas no San Pedro Valley, conhecido como o Vale do Silício de Belo Horizonte. Já o Rio de Janeiro, logo atrás no ranking, também conta com 8% das startups. O estado tem diversos polos tecnológicos, como o Serratec, maior parque tecnológico do interior do RJ, que une o setor de tecnologia das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
A região Sul soma 2.585 startups, o que corresponde a 22% do total dessas empresas no Brasil. O estado do Paraná, na frente, conta com 852 startups, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm 848 e 785, respectivamente. O setor de Tecnologia da Informação é o que mais se destaca na região, sendo o escolhido por 15% das startups.
O Nordeste concentra apenas 5,6% de todas as startups do país, somando um total de 652 empresas. Pernambuco é o estado que mais se destaca na região, com 179 startups, sendo 38,5% relacionadas à Tecnologia da Informação. O estado conta com o Porto Digital, polo de inovação mais famoso do nordeste brasileiro, localizado em Recife.
Confira abaixo o ranking de setores de atuação das startups brasileiras:

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão