Thumbnail

A Full DNA utiliza a combinação entre inteligência artificial e medicina para realizar mapeamentos genéticos.

Competição Pitch Live

Através de mapeamento de DNA, startup mostra grau de suscetibilidade à Covid-19

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
02/07/2020 18:54
O método capaz de identificar a suscetibilidade genética de cada pessoa para diversas doenças, inclusive à Covid-19, foi o projeto vencedor do primeiro Pitch Live, competição online de produtos e serviços inovadores, promovidos pelo Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba. 
A competição contou com duas fases de apresentações de pitch eliminatórias e a final, com oito selecionados. A primeira edição do programa recebeu 70 inscrições, e delas 20 projetos competiram em apresentações para jurados. A final contou com oito empresas, destas a curitibana Full DNA saiu vencedora.
A Full DNA possui filiais em Israel e Portugal, está há nove anos no mercado e conta com 37 colaboradores. A tecnologia de mapeamento genético desenvolvido pela health tech permite que sejam rastreadas as predisposições de cada pessoa a diversas doenças através de um exame genético com coleta de saliva. 
Segundo Roberto Groban, CEO da Full DNA, foram apresentadas três linhas de trabalho da health tech para os jurados. A primeira relacionada à determinação de dietas balanceadas de acordo com mapeamento genético, chamada Nutrição Funcional. A segunda linha de trabalho apresentada foi como a tecnologia permite prever as doenças pelas quais as pessoas podem ser acometidas, analisando 38 genes. A terceira linha é a mais recente pesquisa da empresa, relacionada ao coronavírus.
"Em relação ao painel do coronavírus, desenvolvemos uma solução há dois meses que mostra qual o grau de suscetibilidade de cada pessoa ao coronavírus relacionada a produção de determinada enzima. Marcadores genéticos influenciam se a pessoa tem uma chance maior ou menor de pegar corona e ter complicações", explica.
Com o pitch, a expectativa do CEO é que possam ser desenvolvidas estratégias de marketing para que a atuação da empresa seja ampliada também no Brasil. “Nossa empresa é composta por médicos, geneticistas e bioquímicos. Precisamos de mentorias no segmento comercial e de marketing que vai nos ajudar muito adequar nossa empresa para outros mercados dentro e fora do país”, afirma.

Classificação

O segundo lugar da competição foi ocupado pela Nex Energy, que administra o aluguel de usinas renováveis como painéis solares. A terceira posição ficou com a Rangri, com tecnologia que intermedia pedidos via delivery e reverte parte do valor a instituições de assistência social.
A primeira edição do Pitch Live teve apoio foi de parceiros entre fundos de investimento, aceleradoras, universidades e entidades do setor empresarial. Na premiação, além dos certificados, as empresas selecionadas também passarão por mentorias e podem participar de rodadas de investimento.
Participaram da final, além da vencedora, mais sete empresas que apresentaram seus projetos para 21 jurados e representantes de fundos de investimento como Anjos do Brasil, Curitiba Angels, Redpoint Eventures, Bzplan, HAG Ventures, GoVentures, BumpLab Startup, Platta Investimentos, JUPTER, Founder Institute Brazil, Honey Island Capital, VMF Participações, 2be Solutions, Excelência Participações, Caravela Capital, Assespro-PR, Sebrae-PR, UFPR, UTFPR, Distrito Spark CWB e Hotmilk PUCPR.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão