Thumbnail

Cursos online

9 plataformas de cursos online para melhorar o currículo durante a pandemia

Jean Pecharki
21/07/2020 15:37
Desde o início da pandemia, no mês de março, as plataformas que oferecem cursos de qualificação pessoal ou profissional de forma online têm registrado um expressivo aumento, seja por parte dos profissionais que aproveitaram o isolamento social e o home office para se aprimorar ou também por aqueles trabalhadores que perderam seus empregos em razão da crise causada pela desaceleração econômica e buscam se preparar para novas oportunidades.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae) teve um número histórico de inscrições em seus cursos a distância. O total
de interessados matriculados nos treinamentos, somente este ano, já é maior do
que a demanda de todo o ano de 2019. Em 2020 já foram realizadas 1,5 milhão de
inscrições, cerca de 400 mil a mais do que no período anterior. Dentre os cursos
mais procurados estão marketing digital, que passou de 60 mil interessados em
2019 para 177 mil este ano, seguido por gestão financeira, apreender e
empreender, atendimento ao cliente e gestão de pessoas.
Segundo a analista de soluções do Sebrae, Raquel Bendes, o aumento
nas buscas pelo curso de marketing digital foi motivado pela nova realidade da
maioria das empresas brasileiras, que se viram obrigadas a adaptar seus
serviços para atender os clientes de forma remota, realizando suas vendas pela
internet ou redes sociais buscando tanto novas oportunidades de negócios ou até
mesmo a própria sobrevivência. “As empresas passaram a procurar mais o Sebrae
para saber como usar o digital, como vender pela internet”, diz.

Sebrae

Quem tiver interesse em se inscrever em alguns dos cursos oferecidos pela entidade pode acessar esta página. São disponibilizados mais de 120 treinamentos na área de empreendedorismo, planejamento, finanças, mercado e vendas, inovação, cooperação, pessoas, organização e leis. A maioria deles gratuitos, voltado aos pequenos empreendedores.

Kultivi

Outra plataforma de ensino que viu o número de alunos crescer de forma considerável desde março foi a curitibana Kultivi. A empresa oferece mais de 80 cursos em diferentes áreas, como idiomas, empreendedorismo, medicina e voltados ao Enem e à OAB – ao todo, soma mais de 4 mil aulas exclusivas. Atualmente são mais de 800 mil alunos inscritos.
“Desde o início do período de quarentena nós registramos um aumento de aproximadamente 50% no número de novos alunos. Temos notado uma busca muito grande por cursos de idiomas, especialmente o inglês, que oferece 230 aulas e já conta com mais de 270 mil inscritos ”, comenta Cláudio Matos, sócio fundador da startup. Interessados podem se inscrever pelo site.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece centenas de cursos em diversas áreas de atuação em sua plataforma online, boa parte deles totalmente gratuito em razão da parceria da instituição com a OEG – Open Education Global.
Dentre as opções estão cursos nas áreas de liderança e pessoas, economia e finanças, educação e humanidades, direito, marketing e vendas. Um dos mais procurados é o curso online de Gestão de Projetos Aplicada aos Setores Público e Privado da América Latina, com 30 horas de duração e totalmente gratuito.
Ao final do treinamento, os usuários que concluírem 75% dos módulos poderão obter o Certificado de Participação, que é emitido também de forma gratuita. Interessados podem se inscrever pelo site.

Sesi / Senai

O Sesi / Senai criou uma plataforma com diversos cursos gratuitos de capacitação profissional e pessoal disponibilizados nesta página.
Na plataforma é possível se inscrever em cursos de segurança do trabalho e prevenção à Covid-19, qualidade no atendimento e postura profissional, redação administrativa, comunicação organizacional, tecnologia da informação e comunicação, segurança do trabalho, noções básica de mecânica automotiva, metrologia, lógica de programação, educação ambiental, fundamentos da logística, desenho arquitetônico e satisfação do cliente.
Ao final dos cursos o aluno recebe uma certificação. Há ainda diversas outras opções de cursos pagos.

Senac

O Senac é outra tradicional instituição dos sistema S que disponibilizou uma série de cursos de capacitação gratuitos que foram abertos durante o período de quarentena. Os treinamentos são de extensão universitária nas áreas de gestão, saúde e educação.
Os cursos livres são variados, atendendo todas as demandas do mercado e dos trabalhadores. Para ter acesso aos cursos online gratuitos, basta acessar o portal EAD do Senac neste link, fazer a inscrição e começar a estudar. As inscrições possuem vagas limitadas.

Uninter

A Uninter também oferece diversos treinamentos gratuitos durante o período de quarentena. Os cursos de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento são transmitidos por meio de uma plataforma online de ensino da instituição e ao final de cada um deles o estudante recebe um certificado com a carga horária correspondente.
Dentre os 18 cursos oferecidos, existem opções como Educação Ambiental, Conflitos Ambientais, Segurança Executiva para empresários e Personalidades, Técnicas de negociação, Eletricidade, Ferramentas Bim em Gestão de Projetos, Certificações Ambientais e Análise de Desempenho Energético em Edifícios, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação, Boas Práticas do Atendimento Farmacêutico, dentre outros.  Interessados podem se inscrever pelo site.

Microsoft

Os interessados na área de Tecnologia da Informação (TI) têm à sua disposição uma série de cursos para programadores, desenvolvedores e administradores de redes iniciantes por meio do site da Microsoft.
Os treinamentos, que duram de poucos minutos até algumas horas, são oferecidos diretamente na plataforma e contemplam diversas áreas como conceitos básicos do Azure, fundamentos do Microsoft 365, como escrever seu primeiro código C#, dentre outros. As opções podem ser acessadas pelo site.

Albert Einstein

O Hospital Albert Einstein, uma referência nacional na área da saúde, disponibilizou em seu site uma série de cursos gratuitos de forma online. Os treinamentos têm como público alvo médicos, enfermeiros, gestores, estudantes e profissionais das áreas de farmácia, fisioterapia, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas.
Dentre as dezenas de opções oferecidas estão emergências pediátricas, ventilação mecânica básica, manejo dos casos suspeitos da Covid-19, estratégia da saúde da família, drogas vasoativas, técnicas de amamentação, lesões por pressão, dentre outros. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores B3 oferece uma plataforma exclusiva para cursos na área de educação financeira. O espaço reúne diversos conteúdos sobre investimentos e finanças pessoais. Para se inscrever, basta acessar o site e se inscrever em uma das diversas opções.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão