Thumbnail

O programa social está as doações, faz a higienização e manutenção dos equipamentos e repassa para as empreendedoras.

Pequenas empreendedoras

Programa social doa notebooks para empreendedoras continuarem negócios durante crise

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
23/06/2020 16:17
O notebook que você não usa há meses pode fazer a diferença para mulheres empreendedoras em Curitiba. A campanha “Um laptop doado é igual a um novo negócio digital", do projeto social Tech Girls, doa computadores para empreendedoras continuarem trabalhando e alavancando seus negócios durante a crise. O programa também capacita gratuitamente mulheres para vender seus produtos e serviços no mundo digital.
A campanha recebe doações de notebooks usados e faz a higienização e manutenção da ferramenta para entregá-los às empreendedoras. As empresárias beneficiadas pelos equipamentos são alunas do curso de inclusão digital promovido pela Tech Girls. As aulas foram interrompidas pela pandemia do novo coronavírus e serão retomadas quando as atividades presenciais puderem acontecer normalmente.

Dificuldade em superação

Como muitas das empreendedoras dependem do contato direto com o cliente para viabilizarem suas vendas, o isolamento social veio como uma grande barreira para continuar faturando.
É o caso de Josemere Zeni, dona de uma loja de bolos no bairro Campo Comprido, em Curitiba. Josemere já utilizava o Facebook para divulgar os bolos que produzia na sua própria casa, mas viu suas vendas aumentarem nas redes sociais desde que aprendeu a fazer o marketing de seus produtos.
Gisele Lasserre, fundadora do Tech Girls e Josemere, empreendedora que abriu sua loja de bolos há um ano e hoje também vende online. Foto: Divulgação/Tech Girls
Gisele Lasserre, fundadora do Tech Girls e Josemere, empreendedora que abriu sua loja de bolos há um ano e hoje também vende online. Foto: Divulgação/Tech Girls
“Meu faturamento não diminuiu, pelo contrário: aumentou. Mesmo neste momento em que as pessoas estão sem dinheiro e sem trabalho, as vendas cresceram bastante pelo Facebook, WhatsApp e Intagram”, comemora.
Maria de Fátima Meirelles, também aluna do Tech Girls, é massoterapeuta há 12 anos e viu na tecnologia a saída que faltava para o seu negócio. Há um mês recebeu seu computador, que está usando tanto para divulgar o seu trabalho quanto para fazer cursos e atualizar seus conhecimentos.
“Antes eu procurava contatos para fechar parcerias, agora com o laptop estou divulgando no Facebook, tenho conta no Instagram e assisto aulas online”, conta.
Maria de Fátima Meirelles é massoterapeuta há 12 anos e utiliza as redes sociais para divulgar o seu trabalho e também para se aperfeiçoar na profissão. Foto: Divulgação/TechGirls
Maria de Fátima Meirelles é massoterapeuta há 12 anos e utiliza as redes sociais para divulgar o seu trabalho e também para se aperfeiçoar na profissão. Foto: Divulgação/TechGirls

"Ter um laptop é significado de esperança"

Idealizado por Gisele Lasserre há três anos, o projeto social Tech Girls oferece aulas gratuitas de inclusão digital para mulheres em associações comunitárias em bairros como Santa Cândida, Alto da Glória e em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.
O projeto atende mulheres de 30 a 60 anos e tem cerca de 200 alunas nas aulas presenciais. Com a virada digital do projeto, que passou a transmitir aulas ao vivo pelo Facebook, Gisele atinge um número muito maior de mulheres: cerca de 4 mil.
As aulas de inclusão digital ensinam, por exemplo, a criar um e-mail, fazer publicações nas redes sociais e baixar aplicativos. Para a fundadora da Tech Girls, a doação dos computadores e a capacitação significam uma nova oportunidade.
“Ter um laptop é significado de esperança. As empreendedoras estão tão fragilizadas e desanimadas, porque são na maioria mulheres que precisam cuidar da família e da casa, e com muita luta estão cuidando do seu comércio que conseguiram com dificuldade. Com a pandemia, uma porta foi fechada, mas uma janela de oportunidades foi aberta", comenta Gisele.

Como doar?

O projeto está aceitando doações para disponibilizar equipamentos para as alunas. Para doar basta realizar o cadastro no site e agendar a entrega dos equipamentos. Mesmo que o laptop não estejam em perfeitas condições de uso, passam por manutenção e limpeza para serem entregues às empreendedoras.

Evento mulheres na tecnologia

Com objetivo de fomentar a discussão sobre o papel da mulher na tecnologia e reunir mais doações, no sábado (27) a Tech Girls promove o evento "Mulheres na Tecnologia". Realizado durante todo o dia, das 9h às 18h, o evento reúne 20 mulheres empreendedoras, que trabalham com tecnologia e representantes de grandes empresas.
As inscrições são gratuitas pelo site. Entre as convidadas estão Erica Marques, líder do Google Business Group de Curitiba; Thienne Czizeweski, tech recuiter, diversity advocate e speaker; Monica Berlitz, fundadora do Clube da Alice; Ana Lucia Starepravo, diretora de Mulheres na Tecnologia da ASSESPRO-PR, Tayana Melo Rabelo, head de estratégia e inovação da Hotmilk.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão