Thumbnail

São Paulo e Curitiba têm os melhores ecossistemas de inovação do Brasil

Ecossistemas de inovação

Em ranking de inovação, São Paulo e Curitiba lideram entre cidades com melhores ecossistemas

Guilherme Haas, especial para o GazzConecta
23/09/2021 21:00
São Paulo e Curitiba são as cidades brasileiras com os melhores ecossistemas de inovação, segundo o Startup Ecosystem Index Report 2021, ranking global realizado pela StartupBlink, centro de pesquisa internacional responsável pelo mapeamento em 1 mil cidades em 100 países.
O Startup Ecosystem Index Report lista os melhores ecossistemas para startups a partir de algoritmos que analisam dados em startups, aceleradoras e espaços de coworking listados pela StartupBlink que avaliam quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.
Entre as cidades brasileiras no ranking global: São Paulo ficou na 20ª posição; Curitiba aparece na 144ª colocação (subindo 39 posições); Rio de Janeiro em 148º (caindo 55 posições); Belo Horizonte perdeu 53 posições e aparece na 154ª colocação; e Porto Alegre recuperou 12 posições e ficou em 188º na relação.
“À medida que o mundo inova sua saída de uma pandemia devastadora, está claro o surgimento de uma nova realidade. Tendências como e-commerce e trabalho remoto foram aceleradas numa velocidade sem precedentes, nos impulsionando a um futuro inevitável em que nossa presença digital é, em alguns momentos, mais dominante que nossa presença física. Estar num grande ecossistema vai render dividendos na forma de encontros com pessoas influentes que podem transformar seu negócio ou sua carreira”, destaca Eli David, CEO da StartupBlink.

Salto de inovação em Curitiba

Segundo o Startup Ecosystem Index Report, o salto da capital paranaense no ranking está relacionado à inovação em segmentos como comércio eletrônico/varejo, transportes e finanças, com destaque para dois unicórnios curitibanos: Ebanx e MadeiraMadeira.
O estudo cita o Ebanx, com suas soluções de processamento de pagamentos de compras, como uma das três startups "notáveis" do Brasil, ao lado de Nubank e iFood. Além disso, outras três startups de Curitiba foram destacadas pelo relatório: Contabilizei, Bcredi e Vhsys.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão