Thumbnail

Inscrições abertas

Rocket, reality de startups da RPC, abre inscrições para nova temporada

Aléxia Saraiva
20/02/2020 18:31
Estão abertas as inscrições para a nova temporada do reality show de startups da RPC, o Rocket. O programa seleciona startups para uma competição que envolve talks, meetups e dinâmicas até a apresentação das soluções ao público, tudo isso com a participação de grandes nomes do mercado paranaense, os stars, auxiliando no processo. O vencedor ganha uma mentoria com um dos stars para guiar os próximos passos do negócio.
As inscrições são abertas para empresas de todo o Brasil, e devem ser realizadas até o dia 10 de março no site do programa. As 36 startups selecionadas serão divulgadas no dia 16 de março, e a web série com os episódios do reality será veiculada entre 22 de abril e 2 de junho.
Já as finais do Rocket vão acontecer durante o Viasoft Connect 2020, evento de inovação que será realizado em Curitiba entre os dias 3 a 5 de junho.

Novidades da segunda edição

Na nova temporada, serão selecionadas 36 startups, divididas entre seis categorias temáticas, chamadas "órbitas": cidades inteligentes, negócios, varejo, agro, sociedade e estilo de vida. Ao longo dos episódios, serão selecionados oito finalistas para participar da segunda etapa da competição - uma vencedora de cada órbita e mais duas escolhidas ao longo do processo.
"Com mais categorias, a gente vai conseguir ser muito mais justo no momento de dar visibilidade às startups, fazendo com que essa visibilidade já gigantesca seja mais direcionada e trazendo resultados tanto para a sociedade quanto para a startup ", explica Alexandre Gurtat, coordenador do projeto da Rocket.
Gurtat aponta que as startups que participaram da temporada anterior já tiveram um grande destaque no mercado. "Assim que o programa terminou, a Byke Station, vencedora da primeira edição, conseguiu contato com pessoas que eles nem imaginavam, e de modo muito mais rápido do que tinham feito até então", explicita.
Sandro Wuicik, CEO e fundador da Byke Station, afirma que a credibilidade do programa endossa a startup na busca por investimentos, facilitando o processo. "Depois do programa, a gente teve mentorias com o [Itamir] Viola, presidente da Viasoft, que abraçou nossa startup, e isso nos ajudou a rever alguns pontos do nosso modelo de negócios — o que foi excepcional. Mas a aparição na RPC nos aproximou de grandes marcas que estávamos namorando há muito tempo, e com esse selo de credibilidade e de campeão do Rocket deu uma impulsionada".
Além da participação ativa do público ao longo do programa — com votações que contribuem na decisão final —, uma das novidades desta edição é a presença de embaixadores: seis jornalistas da RPC e do G1 vão "apadrinhar" cada categoria, contribuindo no processo.
Além da participação ativa do público ao longo do programa — com votações que contribuem na decisão final —, uma das novidades desta edição é a presença de embaixadores: seis jornalistas da RPC e do G1 vão "apadrinhar" cada categoria, contribuindo no processo.

Nova temporada já começa maior

O lançamento do programa em 2019 confirmou o que se esperava: que o ecossistema de inovação paranaense ainda tem muito a ser explorado. Prova disso é que o programa está pelo menos oito vezes maior no número de apoiadores e patrocinadores.
Segundo Rodrigo Liborio, gerente comercial da RPC, a aposta foi de que em 2020 o programa poderia trazer para o mercado uma iniciativa ainda inédita no Paraná. "O que a gente traz pro mercado é a possibilidade das marcas paranaenses associarem-se ao projeto e, ao longo de cinco meses, terem a exposição de uma marca que conversa com o ecossistema de inovação e tecnologia. Ao final do projeto, essas marcas vão estar em outro patamar frente ao ecossistema", ressalta.
Além da contribuição direta entre os atores do mercado, um dos principais objetivos do programa é mostrar que o universo da inovação não é algo distante, mas que traz soluções que prometem melhorar diretamente o dia a dia da população.
"O Rocket nasceu para disseminar a cultura de inovação para a sociedade em geral, e nada melhor do que um canal que atinge muita gente para desmistificar a inovação. Ela não é coisa pra nerd, para quem é de outro planeta — ela é para nós", celebra Itamir Viola, cofundador e presidente da Viasoft e um dos idealizadores do programa.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão