2021 Global Fintech Rankings

São Paulo é a 4ª cidade mais promissora do mundo para fintechs

Millena Prado
Millena Prado
06/07/2021 19:55
São Paulo é a quarta cidade mais promissora do mundo para o crescimento de fintechs. É o que revelou o 2021 Global Fintech Rankings, segunda edição do levantamento produzido pela especialista em pesquisas Findexable, com dados de mais de 60 associações de fintechs do mundo.
São Paulo aparece na quarta posição no ranking mundial, atrás apenas de São Francisco (EUA), Londres (Inglaterra) e Nova York (EUA). O estudo adicionou 50 cidades e 20 países em relação ao ranking do ano passado, e a capital paulista ficou inclusive à frente de cidades como Tel Aviv (Israel) e Berlim (Alemanha). O levantamento de 2021 listou 264 cidades promissoras, de 83 países, para o crescimento de startups com soluções financeiras, as fintechs.
O estudo é realizado com base em algoritmos que projetam a relevância de cada ecossistema, considerando características como engajamento, valor de mercado e base de clientes.
Fonte: 2021 Global Fintech Rankings.
Fonte: 2021 Global Fintech Rankings.
Embora na lista global o Brasil esteja na 14º posição, no recorte latino-americano o país é destaque, à frente de Uruguai, México, Colômbia e Chile.
Já no recorte brasileiro, entre as cidades mais importantes para a ascensão de startups do setor financeiro estão: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. A capital do país, Brasília, entrou pela primeira vez no ranking.
 Fonte: 2021 Global Fintech Rankings.
Fonte: 2021 Global Fintech Rankings.

Investimento em ascensão

A pesquisa corrobora ainda com dados nacionais sobre recordes de investimentos de venture capital do setor, que já soma uma captação mundial de US$ 440 bilhões. Ainda segundo o estudo, o número de pessoas e o tamanho dos países ajudam a popularizar tecnologias, como é o caso do Brasil, assim como os mercados da Arábia Saudita, Turquia, Indonésia e China.
O número de fintechs unicórnios – avaliadas em mais de um bilhão de dólares – também foi um destaque do levantamento: saiu de 61 em abril de 2020, para 108 em abril deste ano. As fintechs já representam 20% dos unicórnios do mundo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão