Thumbnail

Transformação digital

10 tendências de marketing digital para impulsionar corretores e imobiliárias

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
10/09/2020 21:12
Quinze milhões. Este é o número de pesquisas relacionadas ao mercado imobiliário realizadas no Google todos os meses somente no Brasil. Neste universo, mais da metade das buscas estão direcionadas a termos específicos de classificados, imobiliárias e corretoras. A outra metade divide-se entre buscas sobre tipos de negociação e detalhes sobre imóveis, além de informações sobre crédito imobiliário.
Esse extenso campo de trabalho foi apresentado pela gerente industrial do Google Brasil, Daniela Schmitz, na última edição da feira Conecta Imobi On, um dos mais relevantes encontros do mercado imobiliário da América Latina, organizada pelo Grupo Zap. O evento aconteceu durante a primeira semana de setembro e reuniu mais de 15 mil pessoas online para debater os desafios e oportunidades para este segmento no cenário pós-Covid-19.
"Esses números nos mostram que é possível atuar para capturar o lead em diversas partes da jornada de compra. Uma empresa que oferece conteúdo sobre crédito imobiliário ou tira dúvidas sobre métodos de pagamento enquanto os clientes ainda estão numa fase de procura por fontes de informação seguras possuem mais chance de consolidar-se como marca perante o comprador em fases posteriores da jornada", explica Daniela.
Um dos principais focos dos palestrantes durante os cinco dias de feira foi impulsionar o trabalho de corretores, imobiliárias, construtoras e incorporadoras em direção às vendas e atendimento online, justamente através dessa atração de interessados pelo tema, os chamados leads. Este método de atuação, que inclui a captura de potenciais clientes através de buscadores, redes sociais, site e emails, de acordo com os especialistas convidados, deverá ser o principal meio de relacionamento com clientes em curto e médio prazo.
Para preparar estes profissionais para a transformação digital, os palestrantes fizeram uma série de treinamentos relacionados à tendências em redes sociais e a otimização do uso de ferramentas de marketing digital. Com o apoio do Sebrae-PR, o GazzConecta acompanhou os cinco dias de evento e resume as principais dicas de comunicação online.

As principais ferramentas de marketing digital

"Antes de automatizar algum processo de marketing, é preciso entender qual é este processo e o seu propósito", aconselha o especialista em marketing do Grupo VGV, Bruno Lessa. Em uma oficina temática sobre marketing digital para o mercado imobiliário o profissional defendeu essa premissa básica, garantindo que a contratação e o uso de ferramentas de marketing digital são mais efetivas, quando se possui um entendimento claro das metas e objetivos decorrentes daquele uso.
"Se você não tem um processo de marketing, volte algumas casas antes de contratar um aplicativo ou software. Disparar emails marketing e mensagens sem um procedimento pode tornar seu conteúdo repetitivo e ineficaz", resume.
Para Lessa, oferecer conteúdo de qualidade e entender o que o cliente está buscando em cada etapa da jornada deve ser o ponto de partida, informação que pode ser obtida gratuitamente através de ferramentas como o Google Trends. "Em vez de comprar palavras-chave genéricas no Google, como por exemplo, 'imobiliárias em Copacabana', entenda quem é o seu cliente e invista em termos cauda longa, como 'apartamento de três quartos em Copacabana'. Desta forma aparecerão leads mais qualificados e com maior chance de conversão em vendas", aconselha o profissional.
Com um objetivo e público-alvo definidos é hora de estudar quais são as melhores ferramentas para cada fim. O fundador da agência movimentadora de negócios Cercle, Rafael Landa apresentou ao público do Conecta Imobi On uma série com seus aplicativos favoritos com ampla aplicação no mercado imobiliário. Veja a lista:

Vídeos

Cereja no bolo quando se fala em comunicação online, a gravação de vídeos anúncios, seja para redes sociais tirando dúvidas ou apresentando imóveis pode ser também o "calcanhar de Aquiles" de muitos profissionais. Isto porque apesar de equipamentos como smartphones estarem entregando resoluções cada vez mais altas e de simples operacionalização, a parte de criação ainda exige crtiavidade, técnica e produção.
"Hoje não dá para pensar em anúncio, sem vídeo. Inclusive aqueles onde o próprio corretor aparece apresentando o imóvel, porque cria mais empatia e conexão", aconselha o gerente regional do Grupo Zap, Raphael Garcia. O profissional ministrou um dos workshops direcionados especificamente para a criação de anúncios digitais de sucesso e garantiu que a apresentação, não deve durar mais do que três minutos.
"Quando são apenas fotos, pense num conjunto mínimo de 15 delas e as ordene em uma lógica de vídeo tour. Mesmo que seja um studio. Comece com a imagem da primeira visão que temos ao abrir o imóvel e siga como se fosse uma apresentação", explica.
Outro expert em produção audiovisual para este ramo, Celso Saraiva, mais conhecido como o "O Cara do Vídeo", graças a sua metodologia de gravação para o mercado imobiliário, também dividiu sua experiência durante o evento e explicou que o maior erro que pode ser cometido é não preparar os imóveis antes de apertar o "REC".
"Antes de gravar é preciso orientar seu cliente de que o imóvel precisa ser produzido para um vídeo especial. Isto quer dizer que fotos, objetos de uso pessoal e outros itens que revelem a presença de outro dono, precisam ser removidos do ambiente. É preciso criar esta neutralidade, para que o comprador não tenha essa barreira muitas vezes inconsciente, de que está invadindo o espaço de alguém ou que o imóvel já está ocupado", conta.
O GazzConecta elencou dez dicas gerais do profissional para quem vai fazer uma gravação para divulgação online:

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão