Thumbnail

Industrialização

Como aumentar a produtividade na engenharia utilizando novas tecnologias?

Bruno Prados de Rezende*, para a Comunidade Sebrae Construtech
21/07/2020 19:48
A utilização da tecnologia na construção vem se mostrando muito vantajosa para vários construtores que decidem utilizar essas novas soluções (vale lembrar que, especialmente no Brasil, trata-se de um setor defasado tecnologicamente e muito inclinado para o conservadorismo). Quando aplicada de forma correta e consciente já provou que pode ser extremamente eficiente, auxiliando gestores na realização de melhores trabalhos, conseguindo resultados expressivos com a redução de custos e, o assunto a ser tratado nesse artigo, o aumento da produtividade.
Antes de falar sobre como e quais tecnologias estão impactando no andamento das construções que optam pela suas utilizações, vamos citar os 6 fatores que interferem diretamente na produtividade de qualquer obra:
  1. Capacitação e treinamento de mão de obra: por meio do treinamento dos trabalhadores, evidentemente a produtividade de uma construção será positivamente afetada. Funcionários mais bem capacitados realizam tarefas com mais destreza e reduzem o número de falhas e possíveis retrabalhos.
     
  2. Retrabalho: realizar uma mesma tarefa duas ou mais vezes pode comprometer o cronograma e o orçamento, impactando negativamente a produtividade em uma construção.
     
  3. Matéria prima: o controle de qualidade e de fornecimento de material garante que não falte matéria prima para o andamento das atividades.
     
  4. Layout do canteiro de obras: o ambiente de trabalho necessita ser planejado com antecedência para otimizar o trânsito entre materiais, pessoas e máquinas dentro do canteiro, além do armazenamento de insumos.
     
  5. Segurança do trabalho: cuidar da segurança dos trabalhadores é fundamental. Um trabalhador machucado é um homem a menos em campo realizando as atividades, podendo gerar atrasos na obra.
     
  6. Planejamento e controle: obras com um bom planejamento antecipado não sofrem com falta de mão de obra, materiais, maquinários, etc. Gaste um bom tempo no planejamento para que a execução seja realizada de maneira adiantada e segura.
No quadro abaixo há alguns exemplos de tecnologias e sobre quais fatores elas têm grande influência no aumento de produtividade.
Crédito: Reprodução/Comunidade Sebrae Construtech
Crédito: Reprodução/Comunidade Sebrae Construtech
Dentre as grandes vantagens que pode-se citar a partir do uso de tecnologia para o aumento da produtividade em obras, vale destacar a otimização do tempo construtivo. O uso de novas soluções reduz o atraso nas construções, pois possibilita um melhor gerenciamento do empreendimento.
A tecnologia ainda auxilia na padronização de atividades, melhorando os processos construtivos, aumentando a colaboração entre os agentes envolvidos, auxiliando no controle de estoque e consequentemente na redução de desperdícios e, finalmente, na diminuição de retrabalhos.
A seguir serão apresentadas algumas tecnologias que já vem sendo aplicadas dentro de canteiros de obras e que dia após dia estão se consagrando como ótimas soluções para melhorar a produtividade nas construções:
  • BIM – Metodologia que utiliza da tecnologia para gerar um conjunto de informações e as armazena ao longo da vida de todo o empreendimento afim de facilitar o processo construtivo e ser crucial no auxílio a tomadas de decisão. Permite a visualização 3D de todo o empreendimento e também uma grande interação e colaboração entre as partes envolvidas na construção.
     
  • IMPRESSÃO 3D – a impressão 3D vem evoluindo a cada dia e já começa a atingir os mais diversos setores da economia. Na construção brasileira, ainda em fase embrionária, a impressão 3D tem sido utilizada para criar modelos em escala reduzida para auxiliar equipes de execução de obra, que utilizam apenas desenhos 2D para orientação.Com a evolução da tecnologia no Brasil, será possível passar a fazer o que vários países mundo afora já vem fazendo, como por exemplo imprimindo pequenas casas e até pré moldados para construções maiores. Já imaginou o grande aumento de produtividade que essas práticas trarão para construtoras?
 Crédito: Reprodução/Comunidade Sebrae Construtech
Crédito: Reprodução/Comunidade Sebrae Construtech
  • ESTAÇÕES ROBÓTICAS – estações que podem ser operadas de maneira remota e coordenada, sendo bem simples de ser implementada em um canteiro de obras. São mais precisas e mais rápidas que as tradicionais estações totais e isso consequentemente gera uma diminuição do trabalho.
     
  • DISPOSITIVOS MÓVEIS – a gestão de dados e documentos é amplamente otimizada com a utilização de dispositivos móveis. A interação entre escritório e canteiro se dá de forma, muitas vezes, instantânea.É possível aliar a utilização desses dispositivos com softwares do tipo BIM, modelos 3D, registro fotográfico, plantas atualizadas e tarefas a serem realizadas por cada trabalhador em determinado dia. A troca de informações em tempo real auxilia na tomada de decisão mantendo a obra a pleno vapor, sem a necessidade de se gastar tempo para buscar informações.
     
  • DRONES – as pequenas aeronaves possuem uma ampla gama de variedade de aplicações que otimizam a produtividade em uma construção. Para a realização de uma inspeção em grandes alturas, por exemplo. Não será necessária a contratação de um guindaste ou empresa especializada para realizar a atividade; um voo de poucos minutos é o suficiente para se extrair as informações necessárias. A utilização também pode ser feita para acompanhamento diário de obra, oferecendo assim um grande controle sobre o que está acontecendo no empreendimento e ser possível tomar melhores decisões para a continuidade da obra de forma eficiente.Os drones, ainda, aliados à processamento dos dados coletados em plataformas específicas, são capazes de em um voo de 20 minutos fornecer produtos, como curvas de nível e modelos de elevação que, se usados métodos tradicionais, levariam dias ou até semanas.
*Bruno Prados de Rezende é diretor de operações na Smart Sky Tech Hub 
***
Para fazer parte da Comunidade Sebrae Construtech e escrever artigos sobre inovação e tecnologia aplicadas ao mercado imobiliário e de construção civil, cadastre-se clicando aqui.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão