i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Histórias Concretas

Entenda o conceito de bioarquitetura através dos projetos do escritório Realiza

  • PorAdriana Kalinowski*, para a Comunidade Sebrae Construtech
  • 21/08/2020 13:03
Entenda o conceito de bioarquitetura através dos projetos do escritório Realiza
| Foto: Divulgação/Realiza Arquitetura

O Sebrae Paraná estreiou no último dia 13 uma nova série de artigos contando casos de sucesso de empresas que desenvolvem projetos para construções inteligentes. O Histórias Concretas está sendo escrito pela consultora Adriana Kalinowski*, que também é coordenadora estadual de projetos no Sebrae. Nesta semana, acompanhe o caso da Realiza Arquitetura, escritório especializado em bioarquitetura e nanotecnologia.

O novo DNA da arquitetura

| Reprodução/Comunidade Sebrae Construtech

Ao olhar esses projetos o que você vê? Beleza? Harmonia? Integração? Arrojo? Micromobilidade? Drones delivery... Tudo isso junto traduz a definição de bioarquitetura, que utiliza as tecnologias atuais dentro do que é possível, necessário e viável, buscando sistemas construtivos sustentáveis e tendo o eixo central no ser humano.

Revolucionar conceitos e proporcionar espaços disruptivos integrando os elementos com a bio e a nanotecnologia, tornando cada vez mais real o viver em organismos vivos, tem sido o mantra do arquiteto Frederico Carstens, mestre em estética da arquitetura e rumando ao doutorado, fundador da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-PR) e sócio-diretor da Realiza arquitetura, certificada pela ISO 9001 em gerenciamento de projetos (BVQI).

Com a missão de introduzir realizações positivas para a cidade, a Realiza tem o propósito de projetar edificações mais vivas e confortáveis.

Desde o modelo obsoleto da construção ao modelo natural e vivo, a  arquitetura tem o poder de refletir uma época, por meio da estética e dos componentes, acompanhando a evolução humana, e assim como o homem, já passou por várias fases, desde a incorporação de elementos inorgânicos como pedra, madeira, terra e ferro, à atual fase orgânica, que alia a bioengenharia, a nanotecnologia orgânica, com o conceito da “casa viva”, incorporando elementos que reagem ao meio.

E, até, quem sabe, num futuro próximo, a “casa quântica”, integrando a energia dos campos de força e indo muito além da nossa imaginação.

Inovar é antecipar tendências além de ousadia, requer coragem e muita pesquisa. Estar antenado com o que acontece ao nosso redor, agregar multidisciplinaridades, estabelecer parcerias e participar de movimentos e entidades representativas, fortalece os relacionamentos e proporciona ir muito além do reagir aos desafios cotidianos, influenciar e predizer e cocriar o futuro.

Modais de alta tecnologia

Por isso é vital se preparar tanto na questão técnica, quanto na questão de organizar seu negócio e gerir o seu tempo para poder aliar a paixão em  projetar com o espaço para respirar, comunicar, compartilhar e evoluir.

“A complexidade faz parte da inovação”, e segundo Frederico, “o grande desafio é fazer o simples. O mais sutil é muito mais complexo do que se imagina”, porque requer eliminar excessos e ser funcional.

Sempre crescemos a partir de uma crise, e a pandemia acelerou  a necessidade de todos reverem hábitos, integrar boas práticas de segurança em construções e que promovam a saúde e o bem estar aos usuários, por isso a certificação WELL e LEED, ganham espaço no mercado  para uma construção sustentável.

E neste aspecto a Realiza sempre buscou certificações importantes e o reconhecimento vem com os projetos premiados: certificação Leed de sustentabilidade e atualmente está com a obra Ária concorrendo na categoria o melhor edifício alto, ao Aware of Excelencce do CTBUH.

A grande questão hoje é: “O conjunto urbano está lhe ajudando a ser mais feliz?”

O conceito de Felicidade pode ser estimulada pelos ambientes, e se tornou mais intenso nesse período de isolamento social em que o home-office compulsório, fez com que pássassemos mais tempo em nossas casas, despertando assim necessidades e a reflexão em quais ambientes “sou” mais Feliz.

Você, já pensou nisso?

A complexa resposta exige cada vez mais pesquisa, inovação e a integração de novos, multi, nano, orgânicos, inteligentes, tecnológicos, sustentáveis e humanos elementos, respeitando o binômio economicamente viável e com minimo impacto ambiental,  capazes de  que acolher, interagir e se adaptar às necessidades da pessoa mais importante que irá, habitar, trabalhar, coexistir e se emocionar: você!

Conheça mais projetos orgânicos, sustentáveis e ousados visitando o site da Realiza.

***

Para fazer parte da Comunidade Sebrae Construtech e escrever artigos sobre inovação e tecnologia aplicados ao mercado imobiliário e de construção civil, cadastre-se clicando aqui.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.