Thumbnail

Vendas online

Entenda o que é marketplace de materiais de construção

Marco Antonio Portugal*, especial para a Comunidade Sebrae Construtech
30/08/2020 11:00
Muitas vezes nos deparamos com palavras e não nos preocupamos com o seu significado. O dia-a-dia acaba por nos indicar o seu sentido prático. No entanto, às vezes, esses sentidos podem ser confusos, diversos ou até mesmo equivocados. Por este motivo, vamos entender o que exatamente significa marketplace de materiais de construção.

O que é marketplace?

Antes de entendermos o seu significado, é preciso explicar o que é e-commerce. Pense na compra por um catálogo, você analisa as características de um produto, toma a decisão por comprá-lo e entra em contato com o fornecedor para realizar a sua compra. O modo como você realiza a sua compra é que define o e-commerce.
E-commerce é necessariamente uma compra efetuada de modo não presencial e por meio de um dispositivo eletrônico (computadores, tablets ou smartphones). Uma compra, mesmo não presencial, efetuada por telefone, é uma compra tradicional. Portanto, a presença da tecnologia no processo de compra é que dá a característica final para denominá-lo como e-commerce.
Uma vez entendida a definição de e-commerce, marketplace, ou e-marketplace, nada mais é do que a reunião ou a oferta de vários e-commerces em um único local virtual.
Seria como um grande shopping center, no entanto, com a vantagem de não estar limitado ao espaço físico e a necessidade de ter que procurar pelo produto de loja em loja, porque nesse shopping center virtual caberia infinitas lojas e o resultado da busca é imediato.
Assim, a tecnologia propicia uma enormidade de vantagens, tanto para quem compra, como também para quem vende. O comprador pode alcançar um número cada vez maior de potenciais fornecedores e obter condições de compra cada vez melhores. Já o vendedor vê a sua escala de alcance de clientes ilimitada, podendo até vir a optar por vender exclusivamente no ambiente virtual. O vendedor ainda pode ter o seu e-commerce diretamente sobre o site de marketplace, sem a necessidade de ter uma loja virtual exclusiva.

Mas o que seria marketplace de materiais de construção?

Quando entramos em um shopping center, temos a oferta de diversos produtos e serviços anunciadas por diferentes lojistas. Caso a procura seja de um produto em específico, podemos nos deparar com a situação de encontrar poucas opções de lojistas, ou até mesmo uma única loja, ou loja nenhuma que possua esse produto à venda.
Como no shopping center, quando acessamos um marketplace de produtos variados, a experiência de busca por um produto em específico pode ser a mesma e um pouco confusa. Ao buscar por um produto, o site pode trazer como resultados produtos com nomes similares, sem nenhuma relação com o produto que procura. O marketplace de nicho é a solução para essas questões.
É chamado marketplace de nicho o site de marketplace que reúne e-commerces exclusivos de um setor da economia. Portanto, comprar materiais e equipamentos de construção civil se torna muito mais fácil em um marketplace de materiais de construção específico para esse setor do que tentar efetuar a compra por um site generalista, não específico para o assunto.

Você, está preparado para sair do tradicional?

O tema marketplace é relativamente novo, mesmo no exterior, mas já atinge índices de crescimento que chamam a atenção. O único segredo para se beneficiar dessa tecnologia é sair do tradicional. A grande surpresa é que não há custo algum para realizar essa mudança.
Para os compradores, basta existir um ambiente de marketplace que atenda as necessidades essenciais de seus processos de compra. Para os fornecedores, vender em um marketplace, tendo ou não um e-commerce, é algo muito fácil.
No site Vius existe a Solução de Compras Online, em um marketplace de nicho da construção civil. Os compradores têm a experiência de buscar por cotações instantâneas, com inúmeras possibilidades de ofertas e de fornecedores. Para os varejistas, atacadistas e fabricantes do setor, é ofertado a possibilidade de terem acesso gratuito à milhares de compradores, além dos limites de sua loja, de um modo exclusivamente voltado para o setor de construção civil.
*Marco Antonio Portugal é empresário, Mestre em Gestão da Inovação, MBA em Administração e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário FEI, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e MBA Executivo em Administração pelo Ibmec. Certificado PMP ® pelo PMI.
***
Para fazer parte da Comunidade Sebrae Construtech e escrever artigos sobre inovação e tecnologia aplicados ao mercado imobiliário e de construção civil, cadastre-se clicando aqui.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão