Thumbnail

Histórias Concretas

Curitiba tem escritório de arquitetura especializado em conforto térmico

Por Adriana Kalinowski*, para a Comunidade Sebrae Construtech
30/09/2020 21:43
O Sebrae Paraná conta, nesta série de artigos, casos de sucesso de empresas que desenvolvem projetos para construções inteligentes. O Histórias Concretas está sendo escrito pela consultora Adriana Kalinowski*, que também é coordenadora estadual de projetos no Sebrae. Nesta semana, conheça o projeto da Hygge Arquiteturas Bioclimáticas

Você gera hygge para os seus clientes?

Esse é o diferencial que o sócio-fundador Alexandre Castagini proporciona aos clientes da Hygge Arquiteturas Bioclimáticas. A proposta começou com a escolha do nome da empresa, que é uma palavra dinamarquesa, (pronuncia-se “rîgue”, ou “hu-ga”), cujo significado é relacionado a sensação de bem estar, felicidade e aconchego familiar.
Fruto da inconformidade com o desconforto térmico e baixa eficiência energética das edificações brasileiras, principalmente da região sul, e de sua vasta experiência no segmento de sistemas de aquecimento, Alexandre buscou a inspiração em uma de suas viagens à Europa, quando vivenciou o conceito hygge, temperaturas externas baixíssimas, porém com conforto térmico e atmosfera acolhedora no interior das edificações.
Ao pesquisar, descobriu que os povos nórdicos praticam uma orientação para construções sustentáveis, com análises de eficiência e estratégias pertinentes para cada projeto e de forma orgânica. Aí que ele se perguntou: por que não fazer isso no Brasil? Desde então, tem trabalhado em aplicar e disseminar o conceito de arquitetura bioclimática com eficiência energética, demonstrando que não é preciso ser rico para ter conforto.

A estratégia

Tudo começa com um diagnóstico da região: avaliação do clima e microclima, posição geográfica, sombreamento e dos fatores da geometria da edificação, visando uma análise precisa sobre quais materiais utilizar e a melhor maneira de executar a obra visando o maior benefício para o projeto arquitetônico (aberturas, áreas envidraçadas, paredes e lajes), com  funcionalidade e conforto para habitantes e a durabilidade da construção.
A análise hygge é um laudo técnico, realizado por experts em eficiência energética e conforto térmico, que busca uma solução ecologicamente amigável, aconchegante e com economia financeira.
Essa análise foi estruturada para atender aos requisitos para as certificações como: LEED "Greenbuid" e "Acqua".
Reprodução/ Comunidade Sebrae Construtech
Reprodução/ Comunidade Sebrae Construtech
A etiquetagem Procel Edifica, pouco difundida ainda no Brasil, avalia o nível de eficiência energética das edificações, dentro das tendências mundiais, para evitar volumes desnecessários com gasto de energia nos edifícios, que no Brasil, corresponde a 47% do total.
A Hygge desenvolveu um modelo de consultoria que atende desde projetos de eficiência energética, arquitetura bioclimática, estratégias passivas até a gestão e implementação das estratégias definidas, desde a pesquisa de materiais à construção.

Veja a aplicação nesses cases de sucesso:

Com toda essa economia gerada, o maior desafio da empresa, ainda é transportar todo esse valor para a linguagem do cliente, como investimento e não como custo.
Afinal das contas, os clientes merecem mais Hygge em suas vidas! Visite e conheça mais no site: https://www.analisehygge.com.br/
***
Para fazer parte da Comunidade Sebrae Construtech e escrever artigos sobre inovação e tecnologia aplicados ao mercado imobiliário e de construção civil, cadastre-se clicando aqui.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão