Thumbnail

Histórias Concretas

Startup paranaense usa tecnologia de escaneamento a laser na construção civil

Adriana Kalinowski*, especial para a Comunidade Sebrae Construtech
16/12/2020 14:10
O Sebrae Paraná conta, nesta série de artigos, casos de sucesso de empresas que desenvolvem projetos para construções inteligentes. No Histórias Concretas desta semana, a consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski*, escreve sobre a tecnologia Lidar. Confira!

Lidar: tecnologia de medição com alta precisão

Os empreendedores Danilo Luis Bobato Jr. e Leandro Nicoletti Gilioli são tão apaixonados pelos benefícios da tecnologia, que trouxeram para Curitiba, o moderno sistema de escaneamento a laser. Lidar é a sigla para 'Light Detection And Ranging', que significa detecção de luz e alcance, uma tecnologia ótica que consegue medir a distância correta entre diferentes objetos, por meio de propriedades da luz refletida.

Da restauração para a construção

A ideia surgiu quando Leandro, mestre em arquitetura de restauro, trabalhou com essa tecnologia na Itália. Impressionado pela facilidade e precisão, conversou com Danilo e fizeram um pesado investimento para aquisição.
O laser scanner Lidar, permite um leque de oportunidades, desde levantamentos bidimensionais e tridimensionais para a construção civil, até manufacturing.
Capaz de produzir informações que podem ser transformadas em nuvem de pontos para modelagem 3D, essa ferramenta já escaneou as pirâmides do Egito, navios submersos no fundo dos oceanos (utilizando o comprimento de onda do espectro correspondente à cor verde, o scanner a laser consegue penetrar em águas rasas para obter a profundidade das zonas costeiras e leitos de rios), e, recentemente foi adotada nos veículos autônomos da Tesla.
A tecnologia permeia o propósito da Amitech que é o de proporcionar a melhor experiência do cliente, ao obter seu serviço com a máxima precisão, em tempo menor e de forma confiável, com o uso de tecnologias inovadoras e disruptivas.
Os benefícios são muitos, principalmente o de proporcionar agilidade com precisão. Atuando num mercado em expansão, os empreendedores têm percebido que a demanda da empresa vem crescendo e hoje, estão operando em sua capacidade máxima. Os grandes desafios são:
  • Conseguir investimento para a aquisição de mais tecnologia;
  • Suprir as necessidades de contratação com profissionais capacitados.
Para fazer frente ao primeiro desafio, a empresa está na captação de investidores, e em relação ao segundo, investe na atualização e capacitação profissional de seus colaboradores. Gostou e quer saber mais? Acesse o site  https://amitech.tech/
***
Para fazer parte da Comunidade Sebrae Construtech e escrever artigos sobre inovação e tecnologia aplicados ao mercado imobiliário e de construção civil, cadastre-se clicando aqui.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão