Thumbnail

Pesquisa da consultoria PwC revela que 57% dos executivos de TI e segurança brasileiros planejam aumentar seus orçamentos de segurança cibernética.

Cibersegurança

Segurança digital será prioridade para empresas após a pandemia, diz estudo

Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta
24/03/2021 13:00
O período de isolamento social exigiu muito mais das empresas do que apenas resiliência financeira. Acelerada pela pandemia, a transformação digital fez com que corporações passassem a se preocupar - e investir - mais em cibersegurança. A conclusão é da pesquisa Global Digital Trust Insights, elaborada pela consultoria PwC.
Para o estudo, foram ouvidos mais de 3 mil executivos das áreas de negócios, tecnologia e segurança, como CEOs, conselheiros de administração, CFOs, CISOs, CIOs, por exemplo, entre julho e agosto de 2020. Mais da metade (55%) dos respondentes eram de empresas com receitas superiores a US$ 1 bilhão. No Brasil, foram ouvidos 109 executivos.
De acordo com a pesquisa, que também buscou analisar os efeitos de médio e longo prazo da pandemia nos processos corporativos, a aceleração da digitalização deve ser a principal consequência, ao passo em que 48% das companhias brasileiras disseram ter acelerado seus projetos de digitalização quinquenais logo no primeiros meses de pandemia.
Também chama a atenção o percentual de empresas nacionais que enxergam a melhoria das infraestruturas de tecnologia e telecomunicações em virtude do período da Covid-19 como principal herança para o futuro: foram 46% das companhias brasileiras, frente a 37% das empresas a nível global.
O que vem a seguir
Buscar rapidez e eficiência é a principal ambição para 29% dos executivos, enquanto 31% querem modernizar a marca com novos recursos e 21%  querem mudar totalmente o modelo de negócios da companhia. Segundo Marcos Ota, diretor da PwC Brasil e especialista na área de Gestão de Riscos, o ritmo acelerado da adoção de novas tecnologias e reconfigurações de modelos de negócio (como por exemplo a adoção do trabalho remoto em massa), também coloca as empresas em posição de obrigatoriedade quando se fala em investimentos em segurança digital.
A pesquisa revela que 57% dos executivos de TI e segurança brasileiros planejam aumentar seus orçamentos de segurança cibernética, sendo que 60% pretendem formar equipes cibernéticas para trabalho em tempo integral em 2021. Segundo Ota, esses investimentos são uma consequência direta da transformação digital. “Com a fragilidade de sistemas e o aumento no fluxo de dados que transitam na rede, as empresas nunca estiveram tão vulneráveis”, explica.
Para o executivo, o reajuste de orçamentos em tecnologia foi acelerado sobretudo devido ao impacto financeiro e reputacional. Agora, com a entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o vazamento indevido de informações se tornou uma preocupação ainda maior. “Esse assunto virou prioridade na agenda de executivos e esses são apenas alguns motivos para as empresas continuarem investindo em segurança ”, analisa.
Uma outra pesquisa da PwC direcionada a executivos de finanças buscou entender a pretensão de manter os investimentos em transformação digital em função da pandemia. Como resultado, 52% dos entrevistados disseram que iriam postergar investimentos em geral, porém os recursos para transformação digital seriam priorizados, e apenas 9% responderam que adiariam esse tipo de investimento. A pesquisa foi aplicada entre novembro e dezembro de 2020.
Novos talentos digitais
O conhecimento técnico, segundo a pesquisa, deixou de ser o único critério para a seleção de candidatos e contratação de profissionais. Gerentes de grandes empresas passaram a buscar profissionais de tecnologia com habilidades comportamentais como visão de negócios, criatividade e inteligência emocional.
No Brasil, as principais habilidades digitais requeridas são, nesta ordem: soluções em nuvem (61%); inteligência de segurança (55%); análise de dados (43%) e análise financeira e de risco (43%). Já as competências sociais mais buscadas são criatividade (61%), comunicação (61%) e pensamento crítico (53%).
“A pessoa precisa ter um pensamento digital e isso é uma mudança comportamental em todos os níveis da empresa”, diz Ota. Para ele, para que uma empresa tenha sucesso em seu processo de transformação digital, é preciso que, muito além da tecnologia, exista um time de pessoas engajadas.
Com o desemprego em alta, o setor de tecnologia chama a atenção pelo volume de vagas em aberto - e sem candidatos para preenchê-las. De acordo com um levantamento da plataforma online de vagas Catho, houve um aumento de 600% no número de vagas na área, mas a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABRAT) aponta para um cenário de déficit: até 2024, existirão 260 mil vagas sem dono.
Para Ota, as empresas só serão capazes de concluir seus processos de transformação digital, se também olharem para investimento em pessoas, e não apenas em ferramentas “Não tem como passar por um processo de transformação digital efetivo sem capacitar as pessoas para que elas sejam capazes de operar as tecnologias emergentes”, diz.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão