Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Levantamento realizado pela Bain & Company apontou que o sistema operacional Android é utilizado por mais de 90% dos brasileiros.
Levantamento realizado pela Bain & Company apontou que o sistema operacional Android é utilizado por mais de 90% dos brasileiros.| Foto: Christian Wiediger / Unsplash

As empresas ligadas ao ecossistema do sistema operacional Android geraram uma receita estimada em R$ 136 bilhões em 2019 - valor que representa cerca de 2% do PIB brasileiro no ano passado e que agrega dados das indústrias de hardware, software e conectividade brasileiras. Os dados fazem parte do estudo inédito “Impactos do Android no Brasil”, realizado pela consultoria Bain & Company para o Google e revelados nesta segunda-feira (21).

De acordo com o levantamento, estima-se que 630 mil empregos diretos tenham sido criados em função do sistema, representando 35% do total dos trabalhadores da indústria de tecnologia e comunicação.

O estudo também aponta que o Brasil é um dos cinco maiores mercados do sistema operacional no mundo: atualmente, mais de 90% de usuários de smartphones usam Android.

Além disso, os smartphones são a principal forma de acesso à internet de 97% dos usuários, sendo que 51% acessa apenas pelo aparelho celular. Nos últimos 5 anos, 24 milhões de brasileiros passaram a acessar a rede por meio de um dispositivo Android.

| Reprodução/Bain & Company

O levantamento aponta que a região que mais cresceu em número de usuários entre 2008 e 2018 foi a região norte, com alta de 180%.

Segundo a companhia, o aumento ao acesso é explicado pela competitividade do mercado e barateamento dos celulares. Atualmente, o valor médio pago por um brasileiro em um celular novo é de R$ 1.091.

Confira aqui o estudo completo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]