Thumbnail

Maratona de lives Smart City Expo Curitiba

Acelerar a digitalização no Brasil beneficia evolução de cidades inteligentes

Aléxia Saraiva
28/05/2020 17:23
A segunda live da nova maratona promovida pelo Smart City Expo Curitiba, que desta vez discute como a tecnologia impacta na qualidade de vida do cidadão, falou sobre como o home office está acelerando a digitalização no Brasil – o que é benéfico para construir cidades mais inteligentes.
A opinião é de Cristiano Buss, gold partner da Cisco com sua empresa, a Teletex. Ele foi entrevistado pelo sócio-diretor do iCities Caio Castro. A maratona de lives desta quinta (28) traz cinco especialistas que debatem as tecnologias de smart cities pela perspectiva da iniciativa privada.
Um dos exemplos de como a pandemia alavancou essa perspectiva foi através de videoconferências. Segundo ele, a Teletex ajudou a instalar no Brasil cerca de 30 mil licenças da Webex – plataforma de comunicação da Cisco que fornece salas de reunião com segurança digital, e que está com licença gratuita por 90 dias para novos clientes.
“O novo normal vai limitar o olho a olho. Você precisa conseguir transmitir suas intenções e objetivos pela tela, então a experiência precisa ter uma qualidade muito boa. ”

Tecnologias de smart cities

Para Buss, o mercado das cidades inteligentes é um dos mais promissores. Para que ele se desenvolva mais rapidamente no Brasil, o executivo propõe que os governantes deixem de ver essas tecnologias apenas como um custo, mas passem a entendê-las como um investimento que traz um retorno efetivo à população – tais como reconhecimento facial e wireless público e gratuito para os cidadãos. E Castro complementa: “para falar de alta conectividade, é necessário ter uma infraestrutura básica de fibra ótica, o que ainda falta em muitas cidades”.

Maratona e evento presencial

A terceira edição da maratona de lives é realizada nesta quinta-feira (28) e reúne ao longo do dia representantes de grandes empresas como a Cisco, a Indra, Mastercard e Planet Idea. Confira a programação completa. A cobertura dos debates você encontra no GazzConecta, media partner do evento.
O SmartCity Expo Curitiba é a edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo. A terceira edição será realizada entre os dias 9 e 10 de dezembro, em Curitiba.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão