Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado

Transformar regiões antes subutilizadas das cidades promove a integração da comunidade e qualidade de vida. É o que defende Carolina Carrasco, Diretora de Pesquisa Aplicada da Espacio Lúdico, ONG de impacto social do Chile, responsável por promover a integração social através da revitalização de espaços.

Segundo a especialista, revitalizar regiões antes marginalizadas, com possibilidades de interação entre a comunidade sem distinção de classe ou idade, colabora muito para a saúde da população.

Carolina explica que o papel da ONG é realizar intervenções nas cidades, construindo jogos interativos e abertos a comunidade, de forma rápida, barata, "vinculando diferentes atores do governo e da sociedade civil, para promover uma transformação urbana. Em locais como os que construímos, há interação de pessoas sem hierarquia, sem idiomas nem classe social. A brincadeira é uma constante experimentação que sai do tradicional e permite outras formas de olhar a cidade", destaca.

O Espacio Lúdico já revitalizou locais em 78 municípios de 16 regiões do Chile. Carolina participou do Smart City Expo Curitiba, evento que aconteceu na capital paranaense entre os dias 24 e 25 de março de 2022.

O GazzConecta também entrevistou com exclusividade, Pilar Conesa, curadora do Smart City Expo World Congress e Lívia Shaeffer, Technology and Innovation da ONU Habitat.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]