Thumbnail

A abertura da terceira edição da Maratona de Lives Smart City Expo Curitiba contou com a presenta de Atílio Rulli, Diretor Sênior de Assuntos Governamentais da Huawei.

Maratona de lives Smart City Expo Curitiba

Falta de conectividade e legislação antiga impedem cidades de avançar tecnologicamente

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
28/05/2020 16:27
A live de estreia da terceira edição da maratona de lives promovida pelo Smart City Expo Curitiba abriu a discussão de como a tecnologia de cidades inteligentes impacta na qualidade de vida dos cidadãos. A primeira transmissão do dia contou com a presença de Atilio Rulli, diretor sênior de assuntos governamentais da Huawei e Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities.
No bate-papo, Rulli comentou sobre os avanços necessários para que o Brasil caminhe cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias que facilitem a vida do cidadão. Na sua opinião, entre as ferramentas que podem ser implementadas mais facilmente no país está a unificação dos serviços oferecidos pela prefeitura, como um centro de integrado de serviços de saúde e polícia acionados por um único número, além de estabelecer fronteiras monitoradas para melhorar a segurança pública.
“Unificar os serviços públicos em um único lugar, com um único número para serviço de saúde e guarda municipal, por exemplo, é possível. É um dos grandes pontos para que as cidades adquiram valor agregado, beneficiando o gestor e atendendo o cidadão com agilidade."
Entre os exemplos de cidades que já passaram por transformações digitais está Aparecida de Goiânia (GO). Na cidade, a Huawei implementou um projeto cuja primeira fase foi concluída em 2019. O sistema envolve desde o videomonitoramento da cidade até a análise do perímetro, com informações oferecidas à prefeitura para facilitar a gestão.
Ainda na visão do diretor, o que impede o desenvolvimento de cidades mais tecnológicas no Brasil é a falta de acesso à conectividade e integração de toda a cidade, além da legislação defasada.
“A maioria das cidades precisa fazer a atualização das leis que permitem a instalação de antenas e torres, melhorando a infraestrutura”, explica. 
A transmissão realizada no Instagram do Smart City Expo Curitiba passou por problemas técnicos e a live completa não pode ser disponibilizada.

Maratona e evento presencial

A terceira edição da maratona de lives é realizada nesta quinta-feira (28) e reúne ao longo do dia representantes de grandes empresas como a Cisco, a Indra, Mastercard e Planet Idea. Confira a programação completa. A cobertura dos debates você encontra no GazzConecta, media partner do evento.
O SmartCity Expo Curitiba, éO SmartCity Expo Curitiba é a edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo. A terceira edição será realizada entre os dias 9 e 10 de dezembro, em Curitiba.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão