"Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia, quem vai moldar quem? Os humanos transformam as tecnologias ou as tecnologias transformam os humanos?". Foi com essa provocação que Adriana Molano, fundadora do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento, abriu sua palestra durante o Smart City Expo Curitiba 2022.
Durante a plenária, Molano explicou que existem fatores chave que podem definir as relações humano vs. máquina. Entre elas, se deve considerar que a tecnologia molda o comportamento humano, mas as sociedades também moldam a tecnologia. A partir destas relações, sociedade, cultura e economia normalizam diversos padrões, fruto da mudança de comportamento.
Para a especialista, não faltam exemplos de como esta relação se acentuou nos últimos anos: como pedimos comida, nos deslocamos ou buscamos entretenimento e lazer. "Não necessariamente, como cidadãos, estamos preparados para compreender os novos cenários e desafios tecnológicos que estão se apresentando", afirma Molano.
O GazzConecta também entrevistou com exclusividade, Pilar Conesa, curadora do Smart City Expo World Congress e Lívia Shaeffer, Technology and Innovation da ONU Habitat e Carolina Carrasco, da ONG Espacio Lúdico.
-
Menos conflitos entre facções, pandemia, armas: o que explica a redução de homicídios no Brasil?
-
Lula pode ser investigado por ter sido avisado de operação da PF contra irmão?
-
PEC das bondades: quais são os efeitos colaterais na política e na economia
-
Vitória tripla: contra ativismo judicial, em defesa da vida e da Constituição