Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado

"Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia, quem vai moldar quem? Os humanos transformam as tecnologias ou as tecnologias transformam os humanos?". Foi com essa provocação que Adriana Molano, fundadora do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento, abriu sua palestra durante o Smart City Expo Curitiba 2022.

Durante a plenária, Molano explicou que existem fatores chave que podem definir as relações humano vs. máquina. Entre elas, se deve considerar que a tecnologia molda o comportamento humano, mas as sociedades também moldam a tecnologia. A partir destas relações, sociedade, cultura e economia normalizam diversos padrões, fruto da mudança de comportamento.

Para a especialista, não faltam exemplos de como esta relação se acentuou nos últimos anos: como pedimos comida, nos deslocamos ou buscamos entretenimento e lazer. "Não necessariamente, como cidadãos, estamos preparados para compreender os novos cenários e desafios tecnológicos que estão se apresentando", afirma Molano.

O GazzConecta também entrevistou com exclusividade, Pilar Conesa, curadora do Smart City Expo World Congress e Lívia Shaeffer, Technology and Innovation da ONU Habitat e Carolina Carrasco, da ONG Espacio Lúdico.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]