Thumbnail

O GazzConecta entrevistou com exclusividade Adriana Molano, fundadora do Centro Latino-americano de Tecnologias para o Desenvolvimento.

Entrevista exclusiva

Humano vs. máquina: Adriana Molano explica relação entre comportamento humano e tecnologia

GazzConecta
26/03/2022 15:01
"Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia, quem vai moldar quem? Os humanos transformam as tecnologias ou as tecnologias transformam os humanos?". Foi com essa provocação que Adriana Molano, fundadora do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento, abriu sua palestra durante o Smart City Expo Curitiba 2022.
Durante a plenária, Molano explicou que existem fatores chave que podem definir as relações humano vs. máquina. Entre elas, se deve considerar que a tecnologia molda o comportamento humano, mas as sociedades também moldam a tecnologia. A partir destas relações, sociedade, cultura e economia normalizam diversos padrões, fruto da mudança de comportamento.
Para a especialista, não faltam exemplos de como esta relação se acentuou nos últimos anos: como pedimos comida, nos deslocamos ou buscamos entretenimento e lazer. "Não necessariamente, como cidadãos, estamos preparados para compreender os novos cenários e desafios tecnológicos que estão se apresentando", afirma Molano.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão