Thumbnail

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

Cidades inteligentes são apenas promessas? Veja alguns exemplos de resiliência

Mariana Ceccon, especial para GazzConecta
27/03/2020 21:25
Quando se fala em cidades inteligentes, muitas pessoas acreditam que trata-se de uma ideia futurista e de promessas que não saem do papel. A penúltima live da maratona Smart City Expo Curitiba 2020 mostrou justamente o contrário. Isto porque a pesquisadora Ana Carolina Benelli, consultora do Instituto de Tecnologia e Sociedade, listou uma série de projetos que representam o conceito de cidades integradas, tecnológicas e sobretudo resilientes.
De hortas comunitárias a modelos de gestão da informação nos setores públicos, a pesquisadora debateu com o diretor comercial do iCities, Caio Castro como fazer com que os projetos de cidades inteligentes também atendam as expectativas dos cidadãos, saindo apenas da emissão de comunicados e prestação de contas, e partindo para empoderamento de grupos da sociedade para tomada de decisões e formulações de políticas públicas.
"Um dos exemplos mais atuais que podemos dar sobre o engajamento cívico e protagonismo cidadão é como estará nossas comunidades pós Covid-19", comentou a pesquisadora. "A governança de como tratamos essa situação toda é o que fará a diferença. Como vamos usar esses insumos para lidar com uma próxima emergência? Como internalizar essas informações e aprendizados que estamos recebendo e transformar num conhecimento útil para a criação de políticas públicas, melhorias e ações de desenvolvimento territorial no nosso próprio bairro? Isso é uma cidade inteligente e resiliente", pontuou.
A transmissão ao vivo da entrevista foi a penúltima da maratona, que encerrara às 20h desta sexta-feira (27). Todo o conteúdo ficará disponível tanto no portal online do GazzConecta quanto no nosso canal no Youtube.
O evento presencial do Smart City Expo Curitiba 2020 deverá acontecer nos dias 18 e 19 de junho.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão