Thumbnail

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

Setor público deveria planejar contenção de riscos como empresas privadas

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
27/03/2020 20:10
Ter processos bem definidos, ágeis e eficientes ao enfrentar uma emergência não deveria ser apenas uma preocupação do setor privado. É o que pensa a presidente do Instituto Paranaense de Compliance, Letícia Sugai. "Quais são os processos críticos que não podem parar, para que meu negócio não pare? Quando olhamos para o governo estamos falando em segurança? Saúde? Se você tem essas áreas mapeadas fica mais fácil alocar pessoas e recursos para manter uma cidade funcionando durante uma crise", defende.
Letícia foi a nona convidada da maratona de lives promovida pela organização da Smart City Expo Curitiba 2020. As transmissões estão sendo feitas no Instagram do evento e seguem até às 19h desta sexta-feira (27).
Durante a sua participação, acompanhada do sócio do iCities Eduardo Mazzarolo, a especialista em governança e compliance explicou como esses conceitos são pilares fundamentais de uma organização e como os cidadãos podem lançar mão de ferramentas para exigir que esses modelos também sejam adotados, de forma natural ou não, pelos órgãos públicos.
Letícia também falou como o senso comunitário de desconfiança tornam qualquer processo burocrático e andam na contramão do conceito de cidade inteligente. "Dar autonomia para as pessoas, reduzir cláusulas contratuais e desburocratizar nos deixa mais expostos, mas é uma forma também de aumentar o grau de confiança coletivo. Para isso acontecer é preciso ter planos de contenção, entender que problemas podem acontecer e precisarão ser corrigidos, mas que em longo prazo essa engrenagem funcionará de forma mais natural", exemplifica.
Para assistir todos os vídeos da maratona, basta acessar o canal do Youtube do GazzConecta. Os vídeos tem servido como uma forma de aquecer o debate para o evento, que precisou ser adiado para os dias 18 e 19 de junho, devido a pandemia de Covid-19.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão