Thumbnail

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

Como a ciência de dados pode fomentar negócios e tornar cidades mais eficientes

Mariana Ceccon, especial para GazzConecta
26/03/2020 21:22
Criação de soluções inteligentes com aplicação racional de recursos. Essa é uma meta comum a qualquer gestor, ainda mais quando se trata de administração pública. E uma ferramenta indispensável para atingir essa meta é a ciência de dados. É o que defende Kleber Canuto, coordenador de Ciência de Dados e Desenvolvimento de Novos Negócios Digitais no Senai-PR.
Acompanhado do diretor comercial do iCities Caio Castro, Canuto participou da quinta live da maratona de conteúdos promovidos pela organização da Smart City Expo Curitiba 2020. Devido ao adiamento do evento para junho, motivado pela pandemia de Covid-19, os palestrantes estão sendo convidados a promover debates virtuais sobre cidades inteligentes e inovação.
No vídeo transmitido na tarde desta quinta-feira (26) o pesquisador do Senai-PR explicou que o acesso livre e fácil a dados governamentais serão cada vez mais considerado uma questão estratégica. "Novos negócios surgem a partir da análise de dados e fomentar o empreendedorismo é crucial para qualquer governo. É através da análise de dados que também são feitos investimentos em infraestrutura de forma mais eficiente", pontuou.
O profissional também falou sobre a aplicação da ciência de dados em gestão de crises de saúde, climáticas e até ambientais, além do bombardeamento de informações e dados sem análise profissional, a qual estamos sendo submetidos diariamente na internet. Outro tópico importante da discussão foi o burocrático acesso a Lei Geral de Acesso à Informação.
"Nós como sociedade precisamos nos organizar para fazer a requisição de um acesso mais fácil a esses dados. É preciso regulamentar como esse acesso seria feito, mas ainda há muito o que amadurecer neste campo", comentou.
O vídeo completo com a conversa entre os especialistas está disponível no site do GazzConecta e no canal do Youtube. A programação segue até a noite desta sexta-feira (27). Veja a grade de horários.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão