Thumbnail

Barcelona, na Espanha, é frequentemente citada como um bom exemplo de uma cidade inteligente.

Maratona Smart City Expo Curitiba 2020

Já estamos vivendo em cidades inteligentes? Diretor do ITS Rio cita iniciativas

Mariana Ceccon, especial para GazzConecta
26/03/2020 20:53
Na quarta live da maratona Smart City Expo Curitiba 2020, o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio Fabro Steibel fez um apanhado sobre os principais temas ligados ao conceito de cidades inteligentes. Em um bate-papo com o sócio-diretor do iCities Beto Marcelino, Steibel compartilhou um pouco de sua visão e o que se tem feito de novo em mobilidade urbana, segurança, educação, medicina e até gerenciamento de crises e engajamento de novas gerações.
Durante o vídeo, cujo tema era “Vivendo em uma cidade inteligente – um passo adiante no futuro”, Steibel falou sobre a relação que estamos desenvolvendo com a tecnologia em todos os campos da nossa rotina.
"Eu entendo que hoje, quando falamos em inovação, estamos falando muito mais em usar a tecnologia para conectar humanos que podem resolver problemas em conjunto do que necessariamente um estilo de tecnologia autônoma que crie essas soluções por si mesma", explicou o especialista.
Para Steibel, além da tecnologia aplicada à diversas áreas, a inovação também passará por cativar os jovens para uma nova perspectiva. "Estamos assistindo uma maior participação de crianças, por exemplo, enxergando os problemas das cidades e pensando em soluções. Esse tipo de aprendizado, de desenvolvimento de soluções coletivas, é muito mais interessante para eles do que somar dois mais dois", pontua.
O vídeo completo do debate pode ser acessado no portal online do GazzConecta ou em nosso canal no Youtube. A programação de lives continua até amanhã, com outras sete transmissões agendadas.
As transmissões ao vivo dos bate-papos com especialistas da área de inovação fazem parte de uma mobilização da organização do Smart City Expo Curitiba 2020 para levar conteúdo aos participantes da feira, que estão em quarentena por conta da pandemia da Covid-19. O evento que estava agendado para começar nesta quinta-feira (26) foi adiado para os dias 18 e 19 de junho.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão